Com os rumores de que a Apple já teria finalizado a construção da sua nova estratégia de serviços na nuvem, a CNET News está tentando obter mais detalhes de como deverá ser o modelo de negócios da empresa para a sua nova linha de produtos online. De acordo com os primeiros especialistas do mercado de música ouvidos pela agência de notícias, o acesso aos novos serviços deverá ser pago, assim como o atual MobileMe.
Entretanto, também de forma similar ao que existe hoje, a Apple oferecerá um período de avaliação para novos usuários. Não se sabe qual será o método de cobrança, mas é bastante provável que seja uma assinatura mensal ou anual.
Segundo a CNET, o acesso às novidades poderá custar até US$20 anuais — preço este que já foi mencionado em outros rumores. Entre os recursos que os usuários deverão ter à disposição, destacam-se armazenamento de músicas para acesso em diversos aparelhos e streaming de vídeos, além de novas opções de compartilhamento de fotos.
A cobrança por assinatura, no entanto, deverá ter preços flexíveis para atender às diferentes necessidades de usuários por mais armazenamento, de forma similar ao que o Amazon Cloud Drive já oferece. O Google também pretende concorrer com a Apple e o poderoso site de compras neste mesmo segmento, mas não há informações claras sobre qual será a sua estratégia.