No começo do mês falamos de uma atualização do app Instacast, um gerenciador de podcast disponível tanto para iPads quanto para iPhones/iPods touch. Em fevereiro, a versão HD ganhou integração com o Flattr, um serviço de micropagamento o qual permite que criadores de conteúdo possam contar com o apoio financeiro de seus leitores/ouvintes/fãs — nas palavras deles, é como um botão de “curtir” do Facebook, mas com um significado “real”. Neste mês, começou mais uma polêmica…
Em 6 de maio a Apple rejeitou uma atualização do Instacast, e recomendou à Vemedio que fizesse a coleta das doações via Mobile Safari ou SMS. Analisando a resposta da Apple, a recomendação não faz muito sentido. A Maçã sempre preza por uma experiência integrada, 100% dentro do app — o iAd, plataforma de publicidade da empresa, não visa isso, por exemplo?
A dupla Vemedio/Flattr conversou bastante com a Apple explicando o funcionamento do sistema, a fim de uma possível reconsideração. Tudo em vão, já que no dia 24 de maio a Apple decidiu que a Vemedio não poderia incorporar o sistema de doações da Flattr. Enquanto a desenvolvedora continua conversando com a Maçã, a Flattr está fazendo mudanças em seu sistema (no iOS) tentando deixá-lo da maneira “correta” aos olhos da firma de Cupertino.
Como disse, o estranho disso tudo foi a recomendação da Apple, a qual faz com que o usuário saia do app. Alguns estão dizendo que este não é o verdadeiro motivo da rejeição, acreditando que a Maçã não gostou de ver um sistema de pagamentos rolando no iOS enquanto ela não vê a cor do dinheiro. Mas a verdade, como bem apontou um usuário do Flattr, é que ninguém está fazendo uma transação via iOS, já que o dinheiro doado pelo usuário já foi pago anteriormente ao Flattr, e este apenas repassa um valor para o podcast em questão (no caso do Instacast).
Estaria a Apple com medo de o sistema da Flattr substituir as In App Purchases — cenário no qual ela deixaria de ganhar seus 30%? A coisa já ganhou uma grande proporção, então provavelmente teremos nas notícias sobre caso (e a decisão da Apple) em breve.
[via TechCrunch]