O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: Click Wheel, calibragem de displays, gestos acidentais e mais

Patente de Click Wheel

Em outubro de 2011 o iPod completa dez anos de existência e, com ele, o sistema de controle circular que evoluiu para se tornar a famosíssima Click Wheel. Hoje restrito unicamente ao iPod classic, esse famigerado trackpad circular acaba de ser resgistrado pela Apple em uma patente.

Publicidade

Patente de Click Wheel

Na ilustração acima, podemos notar algo curioso: apesar de ter 22 eletrodos, a Click Wheel só é dotada de 11 sensores, que ficam arranjados de uma maneira tal que é sempre possível determinar a posição absoluta de um objeto.

Vale notar que este esquema é diferente de uma patente que mostrava apenas 16 etapas na circunferência da Click Wheel, sem falar que um arranjo simplificado, mais fino, também já foi registrado.

Publicidade

Quantas vezes a Apple pretende reinventar a roda? 😛

· · ·

Você já tentou calibrar um display? É um porre: você olha, olha, olha mais de perto e, assim como quando você está na cadeira do oftalmologista, nunca está 100% seguro de que aquela opção é a melhor. O ideal seria poder apertar um botão e o display se calibrar automagicamente.

Patente de calibragem de display

Uma patente parece prover algo nessa linha: com o uso de um medidor especial, seria possível fazer a calibragem de um display de LCD com o mínimo de erro possível. A automação desse processo certamente facilitaria a vida de muitos usuários, e eu me pergunto se esse tipo de função não poderia ser desempenhada por um iPhone — afinal de contas, ele tem uma lente razoável, poder de processamento e até formas de saber precisamente qual seu ângulo de inclinação.

Publicidade

· · ·

Publicidade

Quando você toca um trackpad ou touchscreen, pode não perceber, mas quase sempre seu dedo se movimenta um pouco em vez de simplesmente executar um tap. Como um sistema operacional pode fazer para diferenciar esse deslizes de quando você realmente quer arrastar o dedo sobre a superfície?

Patente de detecção de gestos indesejados

Uma patente da Apple procura resolver esse problema: usando um algoritmo de detecção de movimento acidental, um computador poderia determinar, com base na deslocamento e no tempo do toque, se a vontade do usuário era simplesmente executar um tap ou efetivamente arrastar algum objeto.

Por falar em touchscreens, um outro invento descreve formas de evitar que usuários de interfaces em telas sensíveis ao toque apaguem itens em uma lista acidentalmente.

· · ·

Outras patentes publicadas recentemente incluem os diversos estados do ícone da App Store no iOS, um sistema de encomendas salvas na Apple Online Store, animações de objetos tridimensionais no Final Cut Pro, o método de encaixe das estruturas do iPhone e o dock universal para iPods.

Além de patentes, a Maçã também registrou algumas marcas, inclusive o ícone hediondo do FaceTime para Mac e as expressões “Flex Time” e “Groove Matching”, usadas para nomear recursos especiais do GarageBand ’11.

[via Patently Apple: 1, 2, 3, 4]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera iPhoto 9.1.2 e Snow Leopard Font Update

Próx. Post

Momento Humor: polêmica dos registros de localização no iPhone vira animação chinesa

Posts Relacionados