O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

App que brinca com imigração ilegal é vetado pela Apple e reacende debates sobre aprovação

Ícone do Snuggle Truck

Fazia tempo que nenhum desenvolvedor criava polêmica com reprovações na App Store (Unpleasant Horse à parte…), mas agora os caras da Owlchemy Labs ganharam um pouco de publicidade por causa da reprovação de seu app Smuggle Truck, uma “divertida” aventura na qual você controla um caminhão com imigrantes ilegais. O objetivo é cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o maior número possível de pessoas na carroceria.

Publicidade

Era meio óbvio que a Apple nunca aprovaria algo do tipo, por mais que os desenvolvedores afirmem se tratar de uma crítica em forma de sátira ao burocrático sistema de imigração estadunidense.

Enfim, como o objetivo deles era entrar na App Store legalmente, alteraram o nome e o conteúdo do app para Snuggle Truck, uma aventura na qual é preciso conduzir animais fofinhos para a segurança de um zoológico, bem-longe do habitat natural e selvagem.

Publicidade

Não sei qual seria o maior atestado de tolice: fazer piada com um tipo de atividade ilegal que mata inúmeras pessoas todos os anos, ou achar que um animal está melhor num zoológico do que em seu ambiente natural. 😛

Quem quiser pode comprar por US$5 o Smuggle Truck para Mac OS X ou Windows e, com o toque de um botão, alternar entre as versões com imigrantes ilegais ou com bichinhos, mas em iGadgets a única versão disponível é o açucarado Snuggle Truck [US$2; 17,7MB; requer o iOS 3.2 ou superior].

Só que a polêmica já está montada e o Cult of Mac até apontou que existe um jogo sobre imigração ilegal na App Store: o Jose comes to USA [15MB; requer o iOS 3.0 ou superior]. Não deixa de ser uma brincadeira de gosto duvidoso, mas, pelo vídeo abaixo, dá pra notar que o tom deste game é um pouco diferente do Smuggle Truck:

Publicidade

E então, qual a solução para isso? Aprovar o Smuggle Truck, remover o Jose comes to USA ou manter as coisas como estão?

É interessante parar pra pensar um pouco nesse tipo de “crítica”, pois, se não tomarmos cuidado, o Baby Shaker poderá voltar à App Store sob a justificativa de ser uma forma de protestar contra maus tratos a criancinhas de colo. Ou então colocar o I Am Rich de novo à venda para alertar a todos sobre os perigos da prodigalidade.

Abaixo a opressão… né? :-/

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
IHS iSuppli sobre ebooks

Nova pesquisa da IHS iSuppli mostra que popularidade crescente de ebooks está prejudicando editoras

Próximo Artigo

Pesquisas: Apple já conseguiu 5% das vendas do mercado global de celulares

Posts Relacionados