O melhor pedaço da Maçã.

Incluindo tablets, mercado de PCs pode “crescer” mais em 2011 do que apenas com computadores

Morgan Stanley sobre o PC em 2011

Não é de hoje que analistas veem algo ruim no crescimento do mercado de computadores: afinal de contas, a presença de tablets em todos os lugares está diminuindo suas possibilidades de obter maior interesse dos usuários e, consequentemente, maior lucro. A demanda por PCs comuns está tão preocupante que a Morgan Stanley revisou hoje suas estimativas para este ano, após constatar uma queda de 2% nas vendas do primeiro trimestre.

Publicidade

Morgan Stanley sobre o PC em 2011

Observando o histórico acima, podemos ver que o pior momento da indústria nos últimos três anos ocorreu na crise financeira norte-americana de 2009. Após dois anos, o potencial das vendas chegou a um valor negativo próximo dos que foram constatados naquela época, o que certamente é preocupante.

De acordo com a analista Katy Huberty, ainda existe a possibilidade de o mercado de PCs crescer 2% até o final de 2011. O problema é que a soma das vendas de tablets que algumas pesquisas estão fazendo deixam as coisas distorcidas na cabeça dos investidores. Nesses casos, o potencial de crescimento do setor chega a ser seis vezes maior, o que não é nenhum indicador de crescimento, mas sim de canibalização nas vendas de computadores pessoais.

Morgan Stanley sobre o PC em 2011

Aparentemente, a Apple não está preocupada com isso por dois motivos: primeiro, ela produz o principal produto no novo segmento de tablets; segundo, o Mac tem demonstrado um crescimento estável quando desmembrado do resto de indústria. Por outro lado, as demais gigantes de tecnologia já começaram a sentir o impacto da falta de visão além do PC tradicional, incluindo a Microsoft.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MagAppZine promete transformar revistas no formato PDF em apps para iPads

Próx. Post

Mozilla libera atualizações de segurança e estabilidade para o Firefox 4.x e 3.6.x

Posts Relacionados