O melhor pedaço da Maçã.

Mais detalhes do novo Xcode 4 vazam na internet

Devido à falta de autorização da Apple para revelação de informações sobre o Xcode 4, nunca fomos capazes de fornecer uma descrição dos objetivos de seu novo ambiente de desenvolvimento além do que existe até o momento no site da empresa. No entanto, não demorou muito para detalhes e imagens do novo ambiente de desenvolvimento serem liberados na internet, oferecendo uma visão geral de como ele será benéfico para criar aplicativos para o Mac OS X e o iOS.

Publicidade

Conforme já noticiamos, uma das suas principais mudanças em relação ao atual Xcode 3 é a oferta de um fluxo de trabalho focado em uma única janela, algo que deverá compensar a irritação que muitos desenvolvedores sentiam ao lidar com múltiplas janelas para editar código, configurar propriedades de um projeto ou encontrar e corrigir erros, entre outras tarefas. A mudança não beneficia apenas quem escreve código o dia todo, mas também é bem-vinda para os que o integram ao design da interface, que nunca mais precisarão se dirigir a um app independente só para isso.

O espaço do editor de texto continuará grande e funcional, da forma como sempre foi, quando o seu “usuário” bem desejar, mas a série de mudanças na interface será muito bem-vinda para os que precisam lidar com múltiplos projetos, navegar por classes e métodos, realizar buscas, monitorar problemas e analisar logs do sistema, tudo em uma só janela. Praticamente todas as fases do processo de desenvolvimento de qualquer um ficarão bem mais fáceis de executar através da interface unificada.

Publicidade

Falando no editor de texto, ele continua flexível da forma como sempre foi no Xcode 4, mas agora está associado a uma nova barra de ferramentas, mais limpa e funcional em relação à versão 3, oferecendo fácil acesso a controles de execução, debug de projetos e uma barra de navegação que mostra claramente ao desenvolvedor onde ele está no seu trabalho. Quando esses comandos são associados aos recursos que existiam no Interface Builder, é possível trabalhar em código e interface ao mesmo tempo sem perda de foco e com a mesma flexibilidade; contudo, como você pode esperar, isso vem ao custo de um espaço considerável no seu monitor como um todo.

Como de praxe, a maior parte do trabalho empregado pela Apple em suas ferramentas de desenvolvimento visa oferecer grandes facilidades na criação de aplicativos para as pessoas que irão utilizá-las, e isso não deixou de ser prioridade no Xcode 4. Uma função chamada “Assistente” coloca todas as informações sobre um determinado projeto à disposição do editor em um formato sensível ao contexto, economizando tempo ao visualizar conteúdos relacionados entre dois documentos de código diferentes na mesma janela. Além disso, o editor de texto foi enriquecido com outro recurso, chamado “Fix It”, que oferece dicas para corrigir erros comuns e oferecer sugestões de sintaxe nas linguagens de programação em que qualquer um esteja trabalhando.

Todas essas novidades já são capazes de gerar muita animação entre pessoas que são grandes entusiastas de programação para as plataformas da Apple, mas elas são apenas algumas coisas que o novo Xcode 4 oferece. Quem quiser conhecer mais sobre todas as suas novidades (que ainda incluem grandes melhorias em áreas como compilação, comparação de arquivos e interação com repositórios) precisa de uma inscrição no portal de desenvolvedores da empresa, onde todos os vídeos da sua última conferência dedicada à área já colocam muitas informações sobre o aplicativo à disposição dos que realmente se interessarem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Blio é uma plataforma de ebooks que faz o Kindle e o iBooks se sentirem simplórios

Próx. Post

Best Buy indica que disponibilidade do iPhone 4 fora de Apple Stores será extremamente limitada

Posts Relacionados