O melhor pedaço da Maçã.

Google pode levar sérias punições em função do uso de código-fonte do Java no Android

Há um debate em andamento sobre a possibilidade de o Google ter usado o código-fonte do Java indevidamente, ao manter o projeto do Android como open source. A Oracle, empresa que obteve a responsabilidade de manter a linguagem de programação e sua máquina virtual após adquirir a Sun em 2009, está com um processo aberto contra a gigante de buscas em função de supostas irregularidades cometidas com o licenciamento de suas tecnologias em smartphones.

Publicidade

Nesta semana, uma análise feita pelo FOSS Patents com o código-fonte do Android alegava que alguns dos arquivos distribuídos com sua máquina virtual eram oriundos da Oracle e estariam em distribuição sem fazer uso das suas respectivas licenças. Embora a possibilidade de eles servirem de prova contra o Google seja pequena, a Oracle pode usar isso como outra forma de complicar a vida de sua rival na justiça.

Java é uma parte importante do Android, já que a grande maioria dos seus programas é escrita nesta linguagem. Não existe a mínima chance de um processo de licenciamento de software ser capaz de matá-lo — tal como aconteceu com os Open Computers da Psystar em 2010 —, mas a Oracle pode trazer sérios prejuízos ao Google e suas parceiras cobrando um valor simbólico sobre cada aparelho já vendido com parte de sua tecnologia.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Eis que, afinal de contas, o iPhone CDMA é mesmo mais caro que o GSM — mas só fora do contrato

Próx. Post

Apple lança novo comercial do iPhone 4, colocando AT&T e Verizon sob o mesmo teto [atualizado]

Posts Relacionados