Além de toda a cultura criada para a venda de seus produtos, o que realmente merece destaque na evolução dos negócios de varejo da Apple é a forma como suas lojas tornaram-se atrações para pessoas ao redor do mundo. Com 323 filiais em funcionamento hoje em dia, as Apple Retail Stores estão prestes a receber seu bilionésimo visitante neste mês, quando a empresa comemora dez anos no setor.
No entanto, a Needham & Company divulgou ao AppleInsider outros números que merecem destaque. As vendas da Apple em suas próprias lojas chegaram a US$3,19 bilhões no último trimestre, representando 12,9% da arrecadação total da empresa no período. É um bom número, mas ele já foi maior: no segundo trimestre de 2008, as lojas da Maçã participaram de 21,6% da sua receita.
O foco da existência das lojas, portanto, deixou de ser a sua relevância no montante de dinheiro arrecado anualmente pela Apple, passando a ser o total de pessoas que as visitam para conhecer seus produtos (ou dançar). A Needham registrou, em 2010, o maior número de visitantes únicos em cada Retail Store da Maçã — cerca de 800 pessoas em média por filial, 14,3% a mais do que em 2009.
Com o passar dos anos, os lançamentos da Apple fora do segmento de Macs foram os que mais levaram clientes para as suas lojas. Em uma nota a investidores sobre a pesquisa da Needham, o analista Charlie Wolf acredita que o efeito desses novos produtos deverá manter a popularidade das Retail Stores em alta, além de levar mais pessoas para perto dos computadores da Maçã.