O melhor pedaço da Maçã.

Se hoje há escassez de componentes para outras tablets, no segundo semestre poderá haver um excesso delas

Caixas de iPads

A coisa está realmente preta para as OEMs que pretendem concorrer com a Apple no segmento de tablets: atualmente, elas enfrentam dificuldades para produzir devido à escassez generalizada de componentes. A ASUS, por exemplo, não está conseguindo fabricar mais de 10 mil Eee Pads Transformer por mês, um número irrisório diante das 300 mil unidades inicialmente planejadas.

Publicidade

Hoje, com base em comentários de analistas de mercado, o DigiTimes levantou um segundo problema possível para o segundo semestre deste ano: quando esses vários players começarem a pipocar no mercado e o fornecimento de peças se estabilizar, acontecerá quase o oposto, ou seja, ficaremos saturados de opções, muitas delas com pouquíssimos apelos para os consumidores.

Caixas de iPads

A partir do terceiro trimestre de 2011, pelo menos mais dez fabricantes de PCs tablets mergulharão no mercado — incluindo grandes nomes como Acer e a própria ASUS, mas também firmas menores como Micro-Star International (MSI) e Gigabyte Technology. Samsung, Motorola e Research In Motion (RIM), que já estão com boas ofertas à venda, enfrentam dificuldades e têm registrado números menores que o esperado.

Publicidade

Ainda segundo o DigiTimes, o mercado de tablets hoje tem uma “escala de demanda” (o que quer que isso venha a significar) de não mais de 20 milhões de unidades, o que poderá provocar imediatamente um excesso de estoques encalhados de produtos concorrentes do iPad. Daí, lá pro quarto trimestre do ano (antes mesmo da CES 2012), o que mais deveremos ver serão notícias de players desistindo de seus projetos e partindo para outras. Quando puderem.

Na minha opinião, a maior oportunidade para essas outras fabricantes é a Apple não dar conta da sua própria demanda — algo não muito surpreendente, analisando os últimos lançamentos de iGadgets e as filas intermináveis em Apple Retail Stores e outras revendedoras no mundo todo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Com a Thunderbolt se espalhando em Macs, em quanto tempo veremos suporte a ela em iGadgets?

Próx. Post

Negócios de varejo da Apple chegam aos dez anos de vida com forte movimentação de visitantes

Posts Relacionados