O sistema de aprovação da App Store tem se tornado cada vez mais eficiente e ágil, mas ele ainda é suscetível a erros — e às vezes erros repetidos. Mas nem estou me referindo ao clone de Super Mario Bros. de que falamos recentemente. Você lembra o caso do Lugaru? Pois é: a história “desenvolvedor divulga código de game e aproveitador o publica na App Store” se repetiu com o Canabalt [em promoção por US$2; universal; 13,5MB; requer o iOS 3.1.3 ou superior].
Verdadeiro | Cópia |
O código-fonte do game foi publicado sob uma licença MIT, de forma que desenvolvedores poderiam reutilizar a engine à vontade, mas não reutilizar sons ou gráficos, e uma “desenvolvedora” chamada PLD Soft publicou uma verdadeira cópia do game, mas sob o nome Free Running — e, por incrível que soe, enquanto este post estava sendo escrito o game “chupou” a mesma descrição do Canabalt (trocando o nome nos elogio citados) e mudou de preço, indo de gratuito para US$1.
Felizmente, deve ser só questão de tempo até esse erro ser corrigido e a cópia ser retirada do ar — se bem que a PLD merecia era um banimento e um processo. É um pouco chato a Apple só se mexer depois de provocada, mas parece bem difícil evitar que erros deste tipo ocorram numa estrutura tão gigantesca como a da App Store: seria exequível comparar linhas de código entre centenas de milhares de apps para detectar clones? Provavelmente não.
[via TUAW]
Atualização (6/5 às 18h47)
E, conforme o previsto, Free Runner foi removido da App Store e virou pó de pixels.
O ideal era que esse tipo de solução não fosse necessária, mas é bom ver que a Apple continua eliminando agilmente as ervas daninhas de seu jardim murado.
[via Destructoid]