O melhor pedaço da Maçã.

Clone descarado de Canabalt é aprovado na Oops Store… digo, na App Store [atualizado]

Ícone do Canabalt

O sistema de aprovação da App Store tem se tornado cada vez mais eficiente e ágil, mas ele ainda é suscetível a erros — e às vezes erros repetidos. Mas nem estou me referindo ao clone de Super Mario Bros. de que falamos recentemente. Você lembra o caso do Lugaru? Pois é: a história “desenvolvedor divulga código de game e aproveitador o publica na App Store” se repetiu com o Canabalt [em promoção por US$2; universal; 13,5MB; requer o iOS 3.1.3 ou superior].

Publicidade
Ícone do Canabalt

Verdadeiro

Canabalt no iPhone

Ícone do Free Running

Cópia

Free Running no iPhone

O código-fonte do game foi publicado sob uma licença MIT, de forma que desenvolvedores poderiam reutilizar a engine à vontade, mas não reutilizar sons ou gráficos, e uma “desenvolvedora” chamada PLD Soft publicou uma verdadeira cópia do game, mas sob o nome Free Running — e, por incrível que soe, enquanto este post estava sendo escrito o game “chupou” a mesma descrição do Canabalt (trocando o nome nos elogio citados) e mudou de preço, indo de gratuito para US$1.

Publicidade

Felizmente, deve ser só questão de tempo até esse erro ser corrigido e a cópia ser retirada do ar — se bem que a PLD merecia era um banimento e um processo. É um pouco chato a Apple só se mexer depois de provocada, mas parece bem difícil evitar que erros deste tipo ocorram numa estrutura tão gigantesca como a da App Store: seria exequível comparar linhas de código entre centenas de milhares de apps para detectar clones? Provavelmente não.

[via TUAW]

Atualização (6/5 às 18h47)

E, conforme o previsto, Free Runner foi removido da App Store e virou pó de pixels.

Publicidade
[blackbirdpie id=”66290175604568064″]

O ideal era que esse tipo de solução não fosse necessária, mas é bom ver que a Apple continua eliminando agilmente as ervas daninhas de seu jardim murado.

[via Destructoid]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Opera finaliza Dragonfly e agora oferece uma suíte de ferramentas de desenvolvimento para o seu navegador

Próx. Post

OWC lança novos kits de upgrade de RAM para iMacs e SSDs de até 480GB para MacBooks Air

Posts Relacionados