O melhor pedaço da Maçã.

Review: transforme momentos em obras de arte com o Waterlogue

Em todas as imagens principais deste post, você pode passar o mouse para ver a fotografia original.
Em todas as imagens principais deste post, você pode passar o mouse para ver a fotografia original.

Durante a keynote de abertura da WWDC 2014, ao apresentar as novas extensões para apps no iOS 8, você deve ter notado uma certa baleia que transforma fotografias em aquarelas. Esse aplicativo se chama Waterlogue, desenvolvido por John Balestrieri e Robert Clair, e publicado pela Tinrocket.

Publicidade

Ele é, para resumir em uma palavra, fantástico. Apesar de ainda não ter a extensão para editar imagens diretamente no app Fotos (por motivos óbvios, né?), ele está disponível agora mesmo na App Store, e nos próximos parágrafos vou dizer por que virei fã dele.

Making-of deste review

Em várias das imagens principais deste post, você pode clicar/tocar para ver a fotografia original.

Hoje é incrivelmente fácil tirar fotos a toda hora, de qualquer coisa. Andamos com câmeras consideravelmente poderosas em nossos bolsos, e basta um gesto para começar a capturar imagens. Há momentos, porém, que merecem mais do que um registro fotográfico: eles pedem sentimento. Esse elemento subjetivo adiciona um ar humano ao que fazemos, e é o que diferencia técnica de arte. Uma coisa é uma fotografia instantânea, completamente fiel à realidade; outra coisa é um registro que passa por um ser humano antes de ir para o papel.

Num mundo perfeito, poderíamos nos dedicar à arte e fazer com nossas próprias mãos essa transição do técnico para o artístico, mas as 10.000 horas necessárias para se tornar um mestre nem sempre são fáceis de marcar na agenda. Neste contexto entra o Waterlogue: ele não é a mesma coisa que um artista despejando o coração na tela, mas é o mais perto que conseguimos chegar disso por US$3 num iPad ou iPhone/iPod touch.

Flores de Carambola

Usando algoritmos desenvolvidos especificamente para este fim, ele reconhece estruturas em imagens e as converte em pinturas de aquarela usando métodos similares aos que artistas humanos usam. Em instantes, qualquer fotografia salva no seu iPhone (ou tirada na hora, ou até copiada na área de transferência) pode virar uma aquarela. Os resultados são verdadeiramente impressionantes.

Mariposa com filtro IllustrationMariposa com filtro Bold

Aqui você vê duas variações possíveis para uma mesma foto.

Publicidade

Claro, tudo não passa de imitação: uma máquina não consegue (ainda) substituir a sensibilidade de um ser humano. Por outro lado, o Waterlogue é digno de aplauso por chegar tão longe ao capturar cenas ordinárias e fazer delas algo notável. Uma das maiores limitações do app é a forma como ele lida com rostos: se você não enquadrar o sujeito de forma bem clara, o resultado pode ser material para pesadelos. Composições em que pessoas aparecem ao longe sofrem menos desse mal, ficando mais para um Monet do que para um livro de arte conceitual para o próximo Silent Hill. Outro problema é que certas pré-configurações erram na quantidade de água, resultando em áreas brancas que não parecem cumprir a função delas — dar espaço para a cor “sangrar”.

Publicidade

Se você tirar um bom retrato (especialmente se for de alguém fotogênico), por outro lado, sai com algo digno de emoldurar e pendurar na parede da sala.

Autorretrato do autor, NaturalNão é um retrato do autor, Illustration

Nos aspectos técnicos, o Waterlogue é altamente competente. As imagens deste post foram geradas num iPod touch de quinta geração (ou seja, com um processador A5) e não passaram por nenhuma edição além de redimensionamento (ajustes de brilho, filtros ou afins). Em situações excepcionais, quando pressionado com limitações de memória, ele pode ter um ou outro crash, mas para isso é preciso abusar um pouco — converter uma imagem grande e complexa no maior nível de detalhe, enquanto toca música em plano de fundo, por exemplo. O tempo para converter cada imagem pode ir de alguns segundos no menor nível de detalhe até um minuto, e convenientemente os níveis mais altos não estão disponíveis em aparelhos mais antigos, de forma a não comprometer demais a performance.

Contudo (contudo!), o Waterlogue mostra sua genialidade até nos tempos de espera. Em vez de apenas mostrar uma barrinha de progresso e exibir o resultado final, ele passa alguns segundos lendo a imagem e então começa a pintar na sua frente. Primeiro ele rascunha as bordas e depois, como um artista de carne e osso, aplica camada a camada de tinta, dos tons mais claros aos mais escuros. Honestamente, ver o processo é tão fascinante que eu bem queria poder exportar GIFs do passo-a-passo.

Rascunhando as linhasPrimeiras camadas de cor

Resultado final, Rainy

Curioso para ver a imagem original?

Por falar em exportar, as opções de compartilhamento são o que se pode esperar de um aplicativo desta natureza: você pode enviar uma imagem direto para o Rolo da Câmera ou para redes sociais (Twitter, Instagram ou Tumblr), podendo selecionar o formato (JPG ou PNG) e as dimensões. E mais uma coisa: digamos que você esteja viajando e queira mandar um cartão postal para casa. É possível encomendar um diretamente do app, via Sincerely.

Opções de compartilhamentoConfigurações para exportar imagem

Como palavras de encerramento, queria filosofar um pouco. Imagino que meu entusiasmo com o Waterlogue seja encarado por algumas pessoas (especificamente fotógrafos e pintores) como uma visão simplista do que é arte e do que é técnica. Uma fotografia bem tirada pode traduzir mais emoções do que um milhão de pinceladas. Um artista com uma aquarela de verdade jamais há de ser superado por algoritmos, por melhores que sejam. O Waterlogue, a meu ver, não substitui o pintor nem diminui o fotógrafo. O que ele faz é dar a quem não é nem fotógrafo nem artista um meio simples e rápido de se expressar e de capturar momentos especiais de uma forma diferente.

Ferramentas diárias

E isso, ele faz extrema, excepcional e incrivelmente bem.


Ícone do app Waterlogue: Photo to Painting
Waterlogue: Photo to Painting de Tinrocket, LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.5.1 (50.7 MB)
Requer o iOS 13.2 ou superior
R$ 19,90Badge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Ouça de graça na iTunes Store: “The Hunting Party”, novo álbum da banda LINKIN PARK

Próx. Post

Apple considerou levar a Central de Controle do iOS 7 para o OS X Yosemite

Posts Relacionados