O melhor pedaço da Maçã.

Apple destaca suas proteções de dados em meio a aumento de ameaças online

Um novo estudo, divulgado hoje pela Apple, aponta que as violações contra dados na web se tornaram uma verdadeira epidemia, praticamente triplicando entre 2013 e 2022 — e expondo 2,6 bilhões de registros pessoais só nos últimos dois anos.

Publicidade

As descobertas reforçam a importância de proteções contra violações de dados na nuvem, a exemplo do recurso de Proteção Avançada de Dados do iCloud, anunciado pela Apple há exatamente um ano.

Entre as descobertas do estudo [PDF], está que o número de ameaças já atingiu níveis históricos, além de advertir que mesmo quando os consumidores tomam todas as medidas corretas para proteger seus dados, estes ainda correm o risco de serem comprometidos se o serviço de armazenamento não fornecer as estruturas de segurança necessárias.

Por exemplo, ao tentar infiltrar-se em empresas com práticas de segurança robustas, os invasores muitas vezes começam por visar uma organização com segurança relativamente fraca e que tenha uma relação comercial técnica com o alvo final. Em seguida, eles roubam credenciais ou informações que os ajudam a atingir funcionários ou sistemas da organização, que é seu objetivo principal.

Ainda segundo os achados, esse aumento no número de ameaças se deve, em parte, ao aumento do direcionamento de dados de consumidores por ataques de ransomware e campanhas coordenadas que comprometem grandes fornecedores.

Publicidade

Mais precisamente, os ataques de ransomware cresceram exponencialmente em 2023, de modo que houve quase 70% mais ataques relatados até setembro passado do que nos primeiros três trimestres de 2022.

Os malfeitores continuam a dedicar enormes quantidades de tempo e recursos para encontrar maneiras mais criativas e eficazes de roubar dados dos consumidores, e não descansaremos em nossos esforços para detê-los. À medida que crescem as ameaças aos dados dos consumidores, continuaremos a encontrar formas de reagir em nome dos nossos clientes, adicionando proteções ainda mais poderosas.

Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.

Além da Proteção Avançada de Dados do iCloud, a Apple também informou que, à medida que as ameaças aos dados dos seus usuários continuam a tornar-se mais frequentes e sofisticadas, ela também tem apresentado funcionalidades poderosas e inovadoras a fim de tornar os seus produtos os mais seguros do mercado — como o Modo de Bloqueio (Lockdown Mode).

Por falar nele, a Maçã também disse que não tem conhecimento de “nenhuma invasão bem-sucedida” contra alguém que tenha ativado o recurso — voltado para indivíduos mais suscetíveis a ataques promovidos por Estados, como jornalistas, ativistas, entre outros. O comentário foi feito por um engenheiro sênior da Apple não identificado, em resposta a uma pergunta do TechCrunch.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Spotify pode estar se preparando para reintroduzir compras internas no iOS [atualizado]

Próx. Post

Veículos da Tesla poderão ganhar suporte nativo ao Apple Podcasts [atualizado]

Posts Relacionados