O melhor pedaço da Maçã.

Novos sistemas ativam sincronização das Chaves do iCloud sem o usuário saber

iCloud Keychain

Nesta semana, falamos de um bug no iOS 17 que está redefinindo dois ajustes de privacidade importantes sem o consentimento dos usuários. Pois bem, ao que tudo indica, algo bastante parecido também está acontecendo com as Chaves do iCloud (iCloud Keychain).

Publicidade

De acordo com a dupla de desenvolvedores Mysk [@mysk_co] em um post no Twitter X, atualizar para a versão mais recente do sistema que equipa os iPhones estaria ativando a opção que sincroniza as senhas salvas no dispositivo com o iCloud, mesmo que o usuário a tenha desligado antes. Isso também foi observado no iPadOS 17 e no recém-lançado macOS Sonoma 14.

Uma pequena verificação de segurança:
Se você é um dos poucos usuários que não sincronizou suas senhas credenciais com o iCloud e atualizou para o iOS 17, o iPadOS 17 ou o macOS Sonoma, verifique as configurações do iCloud e certifique-se de que a opção de sincronizar “Senhas” esteja desligada. Este caso foi reproduzido em nossos testes, mas algumas contas do iCloud não alteraram a configuração. A razão não está clara.
Se você descobrir que a configuração foi alterada para ativada, não entre em pânico. Os dados das senhas são criptografados de ponta a ponta. A Apple não consegue lê-los.
Também seria útil se você compartilhasse sua experiência nos comentários. 🙏
#Privacy #Cybersecurity #Apple #iOS17 #iPadOS17 #macOS

Essa sincronização permite que usuários acessem suas credenciais atualizadas de qualquer dispositivo Apple, mas há quem prefira mantê-las salvas apenas localmente — mesmo que a empresa use criptografia de ponta a ponta para protegê-las. Assim como no caso do início da semana, esse problema não aparece afetar todos os usuários.

Acontece que, como notado pelo 9to5Mac, desligar a sincronização pode não apagar os seus dados dos servidores do iCloud. Até então, era possível forçar uma exclusão dos seus dados ao sair da sua conta do iCloud em todos os seus dispositivos e escolher não mantê-los salvos em nenhum deles. Essa possibilidade, contudo, foi removida da página de suporte da Apple em inglês sobre esse assunto. A página brasileira, por outro lado, continua inalterada.

Uma possível explicação para essas mudanças todas, ainda segundo o veículo, é o compartilhamento de senhas e Chaves-senha (Passkeys) com a família via iCloud, que permite dar acesso a certas credenciais para contatos de confiança. A Apple, entretanto, ainda não comentou o assunto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bartender 5 está pronto para o macOS Sonoma 14

Próx. Post

Fones Sennheiser ACCENTUM Wireless têm ANC e até 50 horas de bateria

Posts Relacionados