Realizamos há poucos minutos duas mudanças importantes no nosso sistema de comentários, tão significativas que precisam ser comentadas num post à parte. Calma, não mudamos de hospedeiro: ele continua sendo o IntenseDebate, da Automattic (mesma criadora do WordPress), assim como ocorre desde fevereiro de 2009.
A primeira mudança é mais simples e já havia sido realizada por um tempo aqui, mas voltamos atrás há algumas semanas como experimentação. Agora, é definitivo: retiramos o botão de votar negativamente em comentários, devido ao mau uso generalizado. Se você gostou do comentário, vote positivo; se não, fique neutro.
A segunda alteração, sim, é uma novidade mais significativa — tanto para vocês quanto para nós. A partir de hoje, para comentar no MacMagazine será necessário ter uma conta registrada no IntenseDebate ou no WordPress.com.
Os motivos que nos levaram a isso são vários: 1. queda significativa da qualidade dos comentários no site, 2. avalanche de trolls, usuários desrespeitosos que em 99% das vezes se escondem por trás de apelidos, 3. grande perda de tempo na moderação de comentários inúteis. Temos consciência de que o número de comentários por artigo irá cair (ou até despencar) com isso, mas estamos confiantes de que a qualidade voltará a subir, como antes. E isso é o que mais valorizamos.
Para a maioria dos que já participam ativamente das nossas discussões essa novidade não vai mudar em nada, já que muitos já possuem e utilizam ativamente suas contas no IntenseDebate. Aos outros que quiserem comentar por aqui, garantimos que o processo de registro é bem simples e rápido (além de ser totalmente gratuito).
É preciso que fique clara a distinção entre o que são críticas/sugestões construtivas para o site — que sempre vêm de pessoas sérias, maduras, que admiram o nosso trabalho e visam a melhorias para ele — e o que são ataques caluniosos, desrespeitosos e sem fundamento nenhum. Temos mais de 430.000 comentários no ar em nossos mais de 23.000 artigos publicados, entre eles *muitas* críticas, sugestões e opiniões sempre super bem-vindas. O site não seria o que é hoje, se não fosse a colaboração de muitos de vocês.
Agora, de volta ao trabalho! 😉