O melhor pedaço da Maçã.
iPhone XS dourado

Dúvida: terei conexão 4G se comprar um iPhone XS, XS Max ou XR americano?

Como já informamos, os iPhones XS, XS Max e XR vendidos nos Estados Unidos não são iguais aos modelos comercializados pela Apple aqui no Brasil. Enquanto lá os modelos são o A1920 (XS), o A1921 (XS Max) e o A1984 (XR), por aqui a Apple vende respectivamente os modelos A2097, A2101 e A2105. A única diferença entre eles é que os modelos brasileiros contam com suporte à banda 28 (700MHz APT) — nos modelos americanos, sai a banda 28 e entra a 71 (600MHz).

Publicidade

Por aqui, como sabemos, além da banda 28 (a mais nova delas, que passou a ser utilizada pelas operadoras de telefonia após a morte do sinal analógico das TVs), temos também as bandas 3 (1.800MHz) e 7 (2.600MHz). Ou seja, se você pretende comprar um iPhone XS, XS Max ou XR americano, poderá utilizar o 4G numa boa conectado às bandas 3 e 7; obviamente, não conseguirá utilizar o 4G na banda 28. Mas como saber se ela está disponível na sua região, por exemplo? Como saber se, agora, nesse exato momento, se o seu iPhone está conectado à rede 4G utilizado a frequência de 700MHz?

Os iPhones 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, SE, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X (modelos homologados pela Anatel) contam com suporte a todas as bandas utilizadas aqui no Brasil (3, 7 e 28). Então, você pode usar o próprio aparelho para descobrir qual frequência ele está se conectando à rede 4G graças ao Field Test Mode presente nele.

Como ver a banda/frequência à qual o seu iPhone está conectado

  1. Abra o app Telefone;
  2. Na aba “Teclado”, digite *3001#12345#* e mande “ligar”;
  3. Vá em LTE » Serving Cell Info;
  4. Caso nada apareça, aguarde alguns segundos/minutos.

Field Test Mode do iPhone

Agora veja qual banda aparece na linha freq_band_ind, como na imagem acima. Pronto, você já sabe a qual banda o seu iPhone está usando. Há, porém, uma outra informação muito interessante: LTE Neighbor Cell Meas.

Field Test Mode do iPhone

Pelo que o nome indica, nessa opção você visualiza quais são as antenas mais próximas de você e quais bandas elas utilizam. Aqui, no meu exemplo, estou cercado de duas utilizando a banda 3 — ou seja, a frequência de 1.800MHz aparentemente é a mais importante e utilizada na minha região.

Publicidade

Com essas informações, você consegue concluir se vale a pena ou não adquirir um iPhone XS, XS Max ou XR americano que não conta com suporte à banda 28. No meu caso aqui (pelo menos em casa), eu não teria nenhum problema em utilizar um iPhone desses já que em todos os meus testes o meu telefone se conectou à banda 3.

Meu iPhone atual usa a banda 28 (700MHz), e agora?

Supondo que você tenha feito esse teste e constatado que o seu iPhone atual conecta-se à banda 28 muitas vezes. E agora? Obviamente, seria melhor se o iPhone XS, XS Max ou XR em questão tivesse suporte a essa banda. Ainda assim, ao adquirir um modelo americano, não necessariamente isso quer dizer que você não vai mais ter acesso ao 4G na sua região. Esse aparelho simplesmente vai captar o sinal de uma outra antena que utilize as bandas 3 ou 7.

Publicidade

Essas antenas podem até ter o sinal mais fraco, podem estar mais distantes — isso, realmente, não temos como saber/controlar. O fato é que dificilmente você deixará de ter acesso ao sinal 4G por conta da ausência da banda 28 — você poderá, “apenas”, ter um sinal mais fraco ou pior em alguns momentos/locais.

iPhones XS americanos usando o 4G no Brasil

O Michel e o Rafael, por exemplo, compraram seus iPhones XS e XS Max nos Estados Unidos e estão utilizando os aparelhos sem nenhum problema de conectividade em Porto Alegre (RS)1O Michel é de São Paulo, mas estava em Porto Alegre no momento do teste. e em Salvador (BA), respectivamente.

Field Test Mode do iPhone
Teste realizado pelo Michel.
Field Test Mode do iPhone
Teste realizado pelo Rafael.

Acima, podemos ver as bandas às quais eles estão conectados e testes de velocidade mostrando que as coisas estão muito bem, obrigado.

Conclusão

Faça o teste acima na sua casa, no trabalho, na academia… ou seja, nos lugares que você costuma frequentar. Assim, com essas informações em mãos, você tomará uma decisão sobre comprar ou não o modelo americano de uma forma muito mais embasada. 😉

Notas de rodapé

  • 1
    O Michel é de São Paulo, mas estava em Porto Alegre no momento do teste.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: xPlan, Pixomatic photo editor, Civilization: Beyond Earth e mais!

Próx. Post

MacMagazine no Ar #299: benchmarks, $AAPL, reajuste na App Store, Dual SIM no Brasil, novos AirPods e mais!

Posts Relacionados