O iPad 2 tem a mesma potência que um dos computadores mais rápidos do mundo… em 1985

Supercomputador Cray 2

Nada melhor que um pesquisador com tempo livre em mãos! Ouça só esta história, contada no The New York Times: Jack Dongarra, por exemplo, trabalha no Oak Ridge National Laboratory da Universidade do Tennessee mantendo uma lista dos 500 computadores mais poderosos do mundo, mas ele também é um dos mantenedores do benchmark Linpack, usado para medir as capacidades matemáticas dessas máquinas.

Publicidade

Testando o iPad 2, o Dr. Dogarra averiguou que a tablet que hoje serve para, entre outras coisas, distrair crianças pequenas conseguiria rivalizar o computador da imagem abaixo:

Supercomputador Cray 2

O Cray 2 era dotado de quatro processadores e, em 1985, sua versão com oito processadores foi considerada o computador mais poderoso do planeta. Essa máquina, que vinha com um assento combinando com o gabinete, era resfriada por uma mistura líquida chamada Flourinert, a qual eventualmente podia ser usada como sangue sintético.

Publicidade

E hoje, uma lâmina de metal e vidro (e bateria) consegue uma performance similar consumindo quase nada de energia e usando apenas ar para se resfriar. Aliás, a eficiência energética do iPad 2 é tão louvável que o Dr. Dogarra pretende criar um cluster com tablets da Apple só pelo desafio.

Viu, como é legal, um pesquisador ter bastante tempo livre em mãos? 😛

Mas espere um momento, pois o post ainda não acabou! Sabe o benchmark Linpack, que foi usado pra testar a performance do iPad 2? Ele só mediu a performance de um dos núcleos do A5. Estima-se que, colocando ambos os núcleos do processador ARM desenhado pela Apple para trabalhar no máximo, a tablet consiga ficar no nível de um supercomputador quase dez anos mais recente que o Cray 2, lá de 1994.

Publicidade

Agora pense no Mac Pro mais poderoso que o dinheiro é capaz de comprar… algo mais potente ainda estará nas mãos de um bebê, daqui a vinte anos. Durma-se com esse barulho.

[via TUAW]

Posts relacionados

Comentários