O melhor pedaço da Maçã.

Infra do iCloud poderá migrar da Amazon para o Google, mas Apple ainda busca controle total [atualizado]

Data center da Apple

A Apple já tem alguns data centers próprios, como o mostrado na foto acima, mas ela não caminha sozinha nesse sentido. A grande parceira da Maçã há alguns anos para os serviços do iCloud tem sido a Amazon, com seus Web Services (AWS), mas é possível que a Apple migre boa parte dessa infra para o Google.

Publicidade

Segundo informações divulgadas nesta semana, boa parte dos sistemas do iCloud passarão a funcionar na Google Cloud Platform dentro dos próximos meses. A notícia certamente caiu como uma bomba para a Amazon, que irá perder — mesmo que parcialmente — um contrato milionário.

A intenção da Apple seria dividir as necessidades da sua nuvem entre as duas gigantes, reduzindo a dependência e também economizando em gastos. O investimento da Apple no Google estaria previsto em US$400-600 milhões, mas não se sabe ao certo se esse montante seria anual ou por algum período diferente.

Publicidade

A conquista da conta é atribuída em boa parte a Diane Greene, cofundadora da VMware que agora está liderando os esforços da Google Cloud Platform.

Projeto “McQueen”

Mas essa migração não é o objetivo máximo da Apple. De acordo com o Re/code e o VentureBeat, a Apple trabalha em um grande projeto interno a fim de abandonar completamente a necessidade de parceiras como Amazon e Google (e até da Microsoft, com o Azure).

Intitulado de projeto “McQueen”, a intenção da Apple é ter a sua própria infraestrutura de nuvem pronta dentro dos próximos três anos. Isso reduziria custos ainda mais (ao menos num médio/longo prazo), lhe daria mais controle sobre suas necessidades técnicas (incluindo integração com outros produtos/serviços) e ainda contribuiria para a segurança de dados — especialmente em épocas de confronto com governo/FBI.

Publicidade

Como sempre falamos em temas do tipo: dinheiro não é problema para o projeto ir à frente; a Apple tem de sobra.

[via AppleInsider, MacRumors]

Atualização · 23/03/2016 às 17:57

O The Information corroborou hoje [matéria fechada para assinantes] o rumor acima sobre o projeto “McQueen”, citando ainda que a Apple teria nada mais nada menos do que seis diferentes projetos relacionados à sua infraestrutura na nuvem.

Publicidade

O foco da Apple seria não apenas em armazenamento de dados, mas também em servidores, equipamentos de rede e sistemas integrados.

A coisa toda ainda levará um tempo para ficar pronta, mas a Apple espera começar a mesclar a sua própria infra com a de terceiros — Amazon, Google e Microsoft — na medida em que for concluindo diferentes etapas dos seus projetos.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Startups, crescimento, boas ideias e ideias ruins

Próx. Post

Apple vs. FBI: engenheiros da empresa ameaçam se demitir caso sejam forçados a criar o “GovtOS”

Posts Relacionados