O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: teclados que sopram, screen savers dinâmicos, text-to-speech e mais

Patente de teclas microperfuradas

Qual o melhor teclado que você já usou? Um aparente consenso entre digitadores profissionais é de que as melhores teclas são aquelas que se movem mais ao serem pressionadas, oferecendo um feedback físico considerável. Isso, como é possível deduzir claramente pela espessura cada vez menor dos computadores portáteis, tem se tornado muito, muito raro.

Publicidade

A Apple, porém, não parece ver nessa evolução um empecilho, pois em uma patente publicada hoje, é descrito um teclado que oferece feedback tátil da mais inusitada maneira: assoprando nos dedos do usuário.

Patente de teclas microperfuradas

As teclas seriam microperfuradas e conteriam em seu interior um sistema de câmaras de vácuo e pressão para expulsar ar e oferecer um estímulo físico mesmo antes de haver um toque propriamente dito. Desta forma, mesmo que a tecla sofra um deslocamento ínfimo por conta das dimensões do periférico, a sensação seria de um movimento mais amplo, graças à pressão exercida pelo ar que sai das perfurações.

Publicidade

Só que tem mais: essa técnica não se aplicaria apenas a teclados físicos finíssimo, mas também a modelos maleáveis e até mesmo telas sensíveis ao toque. Alternativamente, as microperfurações poderiam servir também para transmitir luz ou ajudar a detectar a proximidade de um dedo.

· · ·

A última geração do iPod nano é metade gadget, metade acessório de vestuário, não é? Pois bem, a Apple parece interessada em desequilibrar um pouco essa relação para o lado da moda, com uma patente que descreve um sistema de screen savers dinâmicos que poderiam ser configurados, com o auxílio de uma câmera (ho-ho!), de acordo com as cores do ambiente ou das roupas do usuário.

Proteção de tela dinâmica no iPod nanoProteção de tela dinâmica no iPod nano

Só que essa proteção de tela não se limitaria a selecionar cores que combinem com seu guarda-roupa: para ser mais atraente e moderno, em vez de usar uma imagem ou animação pré-determinada, o screen saver poderia ser dinâmico e usar variados sensores do gadget (como o acelerômetro, por exemplo) para determinar diferentes comportamentos. Assim, uma imagem de gotas caindo poderia ser afetada pela gravidade e pelo movimento.

E, o melhor de tudo, é que este documento usa o iPod nano como ilustração, mas não descarta o emprego da invenção em outros gadgets.

Publicidade

· · ·

Patente de text-to-speechToda a conversa de que a Apple e a Nuance agora são BFFs nos faz imaginar se recursos de reconhecimento de fala aprimorados deverão chegar ao iPhone em breve. Bem, uma patente descrevendo um avançado sistema de conversão de fala em texto e vice-versa (text-to-speech) indica que em breve será possível usar o smartphone da Maçã para transcrever chamadas em tempo real — e quando mais você precisa.

Ao falar nesse tipo de serviço, pensamos logo em deficientes auditivos, mas ele seria extremamente útil para todos os usuários, pois permitiria atender uma chamada num lugar barulhento sem se preocupar em não conseguir ouvir seu interlocutor.

Publicidade

O melhor de tudo é que o iPhone poderia detectar sozinho quando tal medida fosse necessária, usando o som do ambiente como referência: se tudo estiver em paz, a chamada de voz ocorre normalmente; se o lugar estiver como uma feira livre, aciona-se o sistema de transcrição.

· · ·

Outras patentes recentes da Apple incluem um sistema de chamadas em espera aprimorado, capaz de atender ligações automaticamente e reproduzir mensagens pré-gravadas, e uma técnica de espelhamento de modelos diferentes de acessórios Braille ligados a um mesmo computador.

[via Patently Apple: 1, 2, 3]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

B-Squares é mais um daqueles projetos de babar, viabilizado pelo portal Kickstarter

Próx. Post

Samsung demonstrará primeira tela “Retina” para tablets

Posts Relacionados