A aquisição do Skype pela Microsoft culminou por trazer à tona algo bastante curioso sobre a oferta concorrente da Apple, o FaceTime: ele não tinha sido prometido como um padrão aberto da indústria?!
É fato que, da WWDC 2010 pra cá, o FaceTime evoluiu e se expandiu bastante. Na época, ele estava presente apenas nos recém-lançados iPhones 4; hoje, já pode ser encontrado em iPods touch 4G, iPads 2 e em qualquer Mac com webcam iSight/FaceTime [HD] embutida. Show de bola, milhões de usuários já estão conectados na rede.
Mas promessa é dívida:

Há quase um ano, Steve Jobs em pessoa anunciou que o FaceTime não só utiliza diversas tecnologias abertas, como se iria se tornar um padrão e poderia ser utilizado por outras fabricantes/desenvolvedoras de software — fora do iOS e do Mac, inclusive. Até hoje isso não aconteceu, e já há até mesmo uma requisição para tal publicada no Open Radar.
John Gruber — do Daring Fireball — traz, porém, um dado curioso sobre essa história toda: segundo ele, a informação de que o FaceTime se tornaria um padrão aberto chegou de surpresa até mesmo para o time que o desenvolveu na Apple, durante a tal keynote de Jobs. Quando o CEO da Maçã disse que ele seria aberto a partir de “amanhã”, ele provavelmente quis dizer isso literalmente — e, desde então, o projeto estaria sendo trabalhado pelos engenheiros de Cupertino.
É chato ver que, quase um ano depois, a coisa continua pendente — mas torçamos para que essa novidade da Microsoft sirva para acelerar os planos da Apple, caso contrário ela poderá ficar bem pra trás na brincadeira.