O melhor pedaço da Maçã.

Utilitário HandBrake é atualizado com suporte ao codec AV1

HandBrake 1.6

O HandBrake, popular transcodificador de vídeo gratuito e de código aberto, foi atualizado para a versão 1.6, cuja principal novidade é o suporte para codificação de vídeos AV1. Além disso, a versão para Mac também ganhou suporte à Visualização Rápida na fila, traduções atualizadas (incluindo para japonês) e diversas correções de bugs.

Publicidade

Desenvolvido pela Alliance for Open Media, espera-se que o codec AV1 se torne ainda mais popular que opções como H.264/AVC e HEVC, uma vez que ele oferece diversas vantagens, incluindo uma arquitetura aberta e isenta de royalties, compactação aprimorada que permite streaming de vídeo 8K eficiente, além de suporte para os mais novos padrões HDR1High dynamic range, ou grande alcance dinâmico..

Além disso, o HandBrake 1.6 é compatível com novos codificadores e decodificadores de vídeo, incluindo VP9 de 10 bits e HEVC de 10 bits, entre outros. O software ganhou, ainda, um novo filtro de desentrelaçamento e atualizou vários filtros existentes, bem como bibliotecas de terceiros.

Donos de Macs com Apple Silicon agora também podem usar um perfil 4:2:2 (H.265) para o codificador VideoToolbox. A nova versão do aplicativo suporta, ainda, a tecnologia Intel Deep Link Hyper Encode para aumentar o desempenho ao trabalhar com vários mecanismos de mídia QSV em computadores com chips Intel.

Publicidade

Usuários podem visitar a página oficial do software no GitHub e instalar ou atualizar sua versão existente para macOS, Windows ou Linux. Antes de atualizar o HandBrake, porém, é recomendável verificar se não há codificações pendentes na fila e fazer o backup de quaisquer predefinições personalizadas e preferências que você possui instaladas, pois elas podem não ser compatíveis com a versão mais recente.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou grande alcance dinâmico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Descaracterizada, lei do Direito ao Reparo é sancionada em NY

Próx. Post

Telegram lança opção para ocultar mídias, foto de perfil pública e mais

Posts Relacionados