A Mozilla detalhou recentemente os seus últimos planos para o fim de suporte (EOL, ou End of Life) ao Firefox 3.5, versão do seu navegador desktop lançada na segunda metade de 2009. O aplicativo ainda fazia parte do ciclo de updates de segurança da empresa e possui referências nos seus artigos de ajuda, mas ela não mais será capaz de suportá-lo a partir do próximo semestre.
Segundo o artigo oficial da Mozilla que formaliza o fim de suporte ao Firefox 3.5, as medidas que serão tomadas para tornar a versão antiga do browser obsoleta afetarão aproximadamente 12 milhões de pessoas. Uma última atualização para a versão 3.5.19 deverá anunciar sua “morte” aos usuários em breve, mas a empresa já começou a sugerir atualizações para a versão 4 a esses clientes, de acordo com a Computerworld.
A partir da versão 3.5.19, o que se espera dos usuários é uma atualização gradual para as gerações mais recentes do navegador (inclusive a futura versão 5.0, prevista para o próximo semestre). Alertas no site da Mozilla e em anúncios espalhados pela internet também serão direcionados especificamente para quem usa versões antigas do Firefox.
Com o codinome Shiretoko, o Firefox 3.5 trouxe recursos como vídeo e áudio em HTML5, além de APIs de localização para navegadores. O browser foi bastante criticado por ter sido a versão mais lenta já lançada pela Mozilla.