O melhor pedaço da Maçã.
casa.da.photo / Shutterstock.com
Van amarela do Mercado Livre

Mercado Livre abre ações contra Apple no Brasil e no México

Mais um peixe grande resolveu entrar com ações judiciais contra a Apple. Dessa vez, é o Mercado Livre — uma das maiores empresas da América do Sul — que se mostra disposto a enfrentar a Maçã por entender que a empresa americana promove práticas resultantes em “sérios efeitos anticompetitivos”.

Publicidade

De acordo com o InfoMoney, a empresa argentina entrou com ações contra a Maçã junto a órgão regulatórios no Brasil e no México — seus dois maiores mercados —, se posicionando contra restrições impostas pela App Store no que se refere a ofertas de serviços digitais e pagamentos.

A ideia da empresa de comércio eletrônico é embarcar em cheio também no mercado de vendas de produtos digitais. A intenção, no entanto, esbarra nas regras da App Store, as quais impedem que aplicativos distribuam bens e serviços digitais de terceiros — incluindo filmes, músicas, jogos, livros, entre outros.

“Nós somos um marketplace de produtos físicos. Se você quer comprar um telefone, você vai ao Mercado Livre e compra… temos milhões de usuários e estamos a um passo de, por exemplo, ser um marketplace também de produtos digitais”, disse Paolo Franco Benedetti, diretor sênior de antitruste da empresa.

Publicidade

Como exemplo, ele citou que a Apple barrou a divulgação do plano de assinatura para obtenção do nível 6 em sua plataforma. A modalidade oferece gratuidade em serviços de terceiros como o Disney+ e o Star+ e descontos na HBO Max — ambos rivais do serviço proprietário da empresa, o Apple TV+.

Outra reclamação do Mercado Livre diz respeito à obrigatoriedade de uso do meio de pagamento proprietário da Apple em aplicativos que fornecem bens ou serviços digitais. A empresa latino-americana entende que a regra eleva os custos de rivais e dá à Apple acesso a informações competitivas sensíveis deles; a Apple Brasil, por sua vez, recusou-se a comentar o assunto.

Benedetti também foi questionado sobre a situação da empresa em relação ao Google, que impõe regras semelhantes às da Apple na loja de aplicativos do Android (o Google Play). Ele afirmou que o Mercado Livre “não está 100% confortável” com a gigante, mas que “o foco agora é a Apple”, que tem regras mais rígidas nesse sentido.

É, parece que a Maçã está “apanhando” de todas as direções…


Ícone do app Mercado Livre: Compras Online
Mercado Livre: Compras Online de MercadoLibre
Compatível com iPhones
Versão 10.314.2 (195.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple estaria considerando produzir parte dos iPads na Índia

Próx. Post

Netflix: como baixar conteúdos para assistir mesmo sem internet [iPhone e iPad]

Posts Relacionados