O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Em escola de Porto Alegre, iPads são usados na sala de aula para estimular o aprendizado de crianças

Crianças usando iPad no Colégio Israelita Brasileiro
Foto:Diego Vara / Agência RBS

Já vimos vários projetos deste tipo ocorrendo mundo afora [1, 2, 3, 4, 5, 6], enquanto os exemplos aqui no Brasil ainda são escassos, por enquanto se limitando a uma iniciativa maravilhosa do GRAACC e a um cursinho pré-vestibular que resolveu fornecer seu material didático no gadget.

Publicidade

Contudo, o uso de tablets (leia-se “iPads”) como ferramentas de aprendizado é uma tendência que só vai acelerar com o tempo. Entra pra lista de instituições de ensino brasileiras o Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre (RS), que agora usa iPads para estimular a criatividade e o conhecimento em crianças em fase de alfabetização, com apenas cinco anos.

Crianças usando iPad no Colégio Israelita Brasileiro
Foto: Diego Vara / Agência RBS

Seja resolvendo quebra-cabeças ou aprendendo o traçado de números e letras, os alunos desenvolvem raciocínio lógico e coordenação motora ao interagir com a tela multi-touch do gadget. E, graças à facilidade na hora de usar o iPad, eles têm mostrado mais desenvoltura até que as professoras treinadas para usar a tablet! “Mesmo sem se dar conta, [as crianças] estão aprendendo e ensinando”, conta a coordenadora pedagógica da Educação Infantil na escola, Ana Margarida Chiavaro.

Além disso, por serem mais portáteis, os iPads ainda têm a vantagem de não demandar dos alunos um deslocamento até o laboratório de informática da escola. Contudo, a tecnologia de ponta apenas complementa as ferramentas tradicionais: as crianças ainda desenham com lápis e papel, ferramentas que ainda deverão ser fundamentais nas próximas décadas.

Publicidade

Afinal de contas, quem disse que o velho não pode conviver com o novo? 😉

[via Zero Hora]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícone - WordPress para iOS

WordPress libera grande atualização do seu app para iOS, agora na versão 2.8 (e em português!)

Próximo Artigo
MacHeist - Novo puzzle

E o MacHeist parece estar de volta, já com um quebra-cabeças interessante :-)

Posts Relacionados