Já vimos vários projetos deste tipo ocorrendo mundo afora [1, 2, 3, 4, 5, 6], enquanto os exemplos aqui no Brasil ainda são escassos, por enquanto se limitando a uma iniciativa maravilhosa do GRAACC e a um cursinho pré-vestibular que resolveu fornecer seu material didático no gadget.
Contudo, o uso de tablets (leia-se “iPads”) como ferramentas de aprendizado é uma tendência que só vai acelerar com o tempo. Entra pra lista de instituições de ensino brasileiras o Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre (RS), que agora usa iPads para estimular a criatividade e o conhecimento em crianças em fase de alfabetização, com apenas cinco anos.

Seja resolvendo quebra-cabeças ou aprendendo o traçado de números e letras, os alunos desenvolvem raciocínio lógico e coordenação motora ao interagir com a tela multi-touch do gadget. E, graças à facilidade na hora de usar o iPad, eles têm mostrado mais desenvoltura até que as professoras treinadas para usar a tablet! “Mesmo sem se dar conta, [as crianças] estão aprendendo e ensinando”, conta a coordenadora pedagógica da Educação Infantil na escola, Ana Margarida Chiavaro.
Além disso, por serem mais portáteis, os iPads ainda têm a vantagem de não demandar dos alunos um deslocamento até o laboratório de informática da escola. Contudo, a tecnologia de ponta apenas complementa as ferramentas tradicionais: as crianças ainda desenham com lápis e papel, ferramentas que ainda deverão ser fundamentais nas próximas décadas.
Afinal de contas, quem disse que o velho não pode conviver com o novo? 😉
[via Zero Hora]