O melhor pedaço da Maçã.

Whisky permite rodar jogos de Win32 no macOS com facilidade

Captura de tela do app Whisky

Rodar jogos e aplicativos do Windows no macOS é algo, sem dúvida, bastante demandado pelos usuários. Muitas vezes, há dificuldades em conseguir realizar essa tarefa, havendo diferentes ferramentas para viabilizá-la. E agora há mais uma opção nessa lista.

Publicidade

O Whisky, desenvolvido por Isaac Marovitz, combina o Game Porting Toolkit — uma camada de tradução de programas do Windows para o macOS — com um instalador de de jogos. Ele também usa o Wine, uma biblioteca de APIs 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. usada pelo GPTK para realizar a tradução das APIs do Windows e fazer os jogos/apps funcionarem no macOS, além de ter o código aberto.

Apesar de demandar um número considerável de ações, o funcionamento do app é relativamente simples. Após baixá-lo no seu site e instalá-lo, o Whisky instalará o emulador Rosetta, da Apple — ou o GPTK, caso você não já tenha um deles. Então, já será exibida a interface principal do app, permitindo a criação das chamadas Bottles ao clicar no botão referente.

São nelas que o Windows “roda”, assim como os jogos feitos para o sistema da Microsoft, embora adaptados para o macOS. É necessário escolher um nome para a Bottle, a versão do Windows na qual deseja-se que o app seja executado (7, 8, 8.1 ou 10) e a localização onde os arquivos ficarão armazenados; é possível, vale notar, armazenar mais de um app em cada uma dessas repartições.

Publicidade

As Bottles criadas ficam em uma lista do lado direito; clicando no botão para navegar, uma nova pasta é criada. Dentro dela, o mais importante é o arquivo drive_c, que imita o disco principal de um computador Windows. É nele que ficam os programas e onde os jogos devem ser inseridos.

Para instalar um jogo, deve-se mover os arquivos executáveis (no formato .exe) dos games de Win32 que você deseja jogar para a pasta “Program Files”, que fica no drive_c — a área onde o Windows espera que os apps estejam ao serem usados. Então, é necessário ir até a Bottle na qual se quer que o jogo seja instalado, clicar em “Pin Program”, dar um nome e, então, o botão para abrir o navegador de arquivos.

Depois disso, basta selecionar o arquivo do app colocado na pasta “Program Files”. No site do Wine, há uma lista com os jogos suportados. Se o jogo usar um instalador, é necessário copiar toda a pasta de instalação, rodar o instalador e, então, instalar o jogo no Whisky. Após selecionar o jogo/app, é só clicar no botão “Pin” e, em seguida, no de atualizar — de modo que ele aparecerá na tela de início do Whisky.

Após instalar e fixar os apps, basta clicar duas vezes no ícone de um deles para que eles sejam abertos. Ao fazê-lo pela primeira vez, é normal que demore um pouco mais para abrir. Os apps rodam de forma quase nativa, com o trabalho de tradução de APIs do Win32 sendo realizado pelo Wine.

Publicidade

O app também conta com outras opções, como visualizar programas instalados e detalhes sobre eles, bem como realizar ajustes em Bottle e no Wine. É possível, ainda, importar Bottles, além de abrir arquivos no formato .exe sem fixá-los anteriormente.

Apesar de ter alguns bugs, o grande mérito do Whisky é tornar essa tarefa de rodar apps e jogos do Windows e em 32 bits mais simples, sem a necessidade de rodar códigos e/ou outras atividades mais complexas. No site do app, há mais informações sobre ele e toda a sua documentação.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Fotos liberará recursos de edição com IA para todos os usuários

Próx. Post

Funcionários da Apple em Nova Jersey iniciam campanha de sindicalização

Posts Relacionados