A Distimo anunciou ontem uma parceria com a firma de pesquisas Newzoo e já trouxe os primeiros frutos dessa união na forma de uma pesquisa que busca avaliar o impacto dos games na App Store. Em duas palavras: é NORME.
De acordo com os dados compilados dos Estados Unidos e de seis países Europeu, foi avaliado que jogos representam metade do total de downloads de apps gratuitos e pagos. Ao longo de março, mais de 5 milhões de jogos foram baixados nesses territórios por 63 milhões de usuários (algo entre 50% e 75% dos donos de iGadgets), tomando como base os 300 títulos gratuitos e os 300 pagos mais populares das lojas.
De todos esses downloads, 90% foram de apps para iPhones/iPods touch, 9% de apps para iPads e apenas 1% para Macs. A divisão entre games gratuitos e pagos também foi muito marcante: 88% dos apps baixados não custam nada. Contudo, isso não quer dizer que eles não possam levar um trocado pra casa: 40% das receitas são fruto de compras feitas em jogos gratuitos para iPhone/iPod touch; no iPad, essa participação é um pouco menor (32%), mas ainda assim muito representativa.
Acidentalmente, o iOS caiu nas graças dos desenvolvedores e consumidores de jogos, mas o Mac OS X ainda parece ter uma longa estrada para trilhar, se tomarmos estes números como base. Um grande problema para isso são as expectativas dos jogadores quanto a jogos em computadores tradicionais: normalmente eles exigem uma categoria de hardware que, por enquanto, só está presente nos computadores premium da Maçã, enquanto desde o iPod touch de entrada até o iPad mais caro, todos têm um desempenho mais ou menos nivelado.
Será que a Apple “corrigiria” isso, para popularizar o mercado de jogos no Mac, ou seria a fragmentação um problema inerente ao mercado de laptops e desktops?
[via Pocket Gamer]