O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Fabricantes de eletrônicos esperam celulares ainda mais inteligentes, graças a novos sensores

Ícone - Giroscópio

Muito da “inteligência” dos celulares não está nos processadores mais rápidos existentes hoje em dia, mas sim nos diferentes sensores empregados por fabricantes nas mais diversas tarefas. A Apple trouxe para seus smartphones alguns deles, incluindo acelerômetro, giroscópio e sensores de luminosidade e proximidade; por sua vez, parceiros do Google também inovaram ao apresentar bússola e barômetro. Juntos, todos eles estão sendo usados em benefício do usuário, que hoje pode, com o que tem no bolso, fazer muito mais coisas do que nunca.

Publicidade

Tela do iPhone 4

No entanto, a inovação com sensores ainda deverá crescer muito no futuro. Em entrevista para o New York Times, um gerente da STMicroelectronics, Benedetto Vigna, afirmou estar animado com os novos tipos de componentes eletrônicos que deverão equipar os gadgets do futuro, colocando mais poder nas mãos de desenvolvedores para a criação de aplicativos úteis/divertidos no dia-a-dia dos usuários.

Aprimoramentos para serviços de localização poderão ser obtidos através de altímetros, empregados para identificar a que altitude em relação ao nível do mar, mas com um nível de precisão capaz de determinar sua posição em relação a outras pessoas — caso ele esteja, por exemplo, no alto de um prédio.

Publicidade

Outros sensores, destinados a identificar batimentos cardíacos e o estado emocional dos usuários, ajudarão a ajustar apps e jogos de acordo com o seu humor ou capacidades físicas. Sensores de umidade e temperatura ajudarão a controlar o funcionamento do aparelho e evitar danos.

Em um futuro próximo, Vigna acredita que smartphones serão capazes até de aprender o estilo de vida de seus donos, de forma que sensores poderão ser usados para habilitar/desabilitar recursos ao reconhecer que os aparelhos não estão em uso. “Isso também será muito usado para lidar com bancos de forma segura”, afirma.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícone - Photo Rescue

Photo Rescue recupera fotos a partir de backups de iPads, iPhones ou iPods touch

Próximo Artigo
Mockup do iPhone 5

Gene Munster aposta em iPhone com tela de 4 polegadas em 2011, conexão 4G em 2012

Posts Relacionados