O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: exibindo documentos perfeitos em web apps

Em uma patente destacada recentemente pelo Patently Apple, podemos ver o quanto o pessoal de Infinite Loop se preocupa com a fidelidade de documentos em várias plataformas. O invento descreve formas de exibir documentos com fontes, espaçamentos e medidas gerais consistentes em diversas plataformas, de forma a viabilizar a existência de um processador de textos que funcione em um browser.

Publicidade

Patente de exibição de layouts em web apps

Contudo, a aplicação desta patente não se limitaria a um programa para processamento de textos: todas as técnicas nela apresentadas poderiam ser aplicadas para outros tipos de sistema, funcionando dentro ou fora de navegadores. Vale notar que não é que a Apple tenha patenteado a ideia de um processador de textos funcionando num browser (Google Docs, oi?), mas sim formas de um web app do gênero poder exibir arquivos fidedignamente em qualquer plataforma, sem haver variações de tamanho/peso de fonte, paginação, etc.

O teor do invento remete imediatamente ao iWork.com, serviço que a Apple lançou em 2009 como beta e desde então gerou pouco alarde. Levando em conta que a suíte como um todo em breve deverá ser atualizada para versão ’11, pode ser que vejamos mais novidades neste setor.

Ou então (e é interessante deixar esta possibilidade clara) tal patente estaria sendo usada desde o lançamento do iWork.com e nem sabíamos. 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Square fará grande revelação nesta segunda-feira; a Apple tem alguma coisa a ver com isso?

Próx. Post

Possíveis CPUs de baixo consumo dos próximos MacBooks Air serão Intel Core i5/i7 de até 1,8GHz

Posts Relacionados