Joe Hewitt é bastante famoso no meio tecnológico, seja por seus feitos (como criar o app do Facebook para iOS), seja pelas controvérsias que levanta (como propor o fim do processo de aprovação na App Store). Atualmente desligado da empresa de Mark Zuckerberg, o desenvolvedor tem se focado em projetos pessoais que envolvem, principalmente, a criação de ferramentas para designers, programadores e basicamente todo mundo que puder dar utilidade a elas.
Uma dessas, destacada pelo ReadWriteWeb, é a Scrollability, um pequeno script sem dependência externa nenhuma que permite a páginas da web se comportarem como se fossem apps nativos do iOS na hora em que o usuário desliza os dedos sobre a tela.
[blackbirdpie id=”71414919945388032″]Basicamente, a implementação usa transformações em CSS para simular o movimento e está sendo aprimorada para contar com mais recursos, como a possibilidade de voltar ao início tocando a barra de status do iOS ou de parar automaticamente em cabeçalhos de tabelas, além de ser adaptado para o Android. Por enquanto é uma espécie de versão beta compatível apenas com o iOS, mas está melhorando constantemente.
Uma demonstração pode ser acessada aqui, mas ela só funciona se você usar o Mobile Safari de algum iGadget (os mais recentes são recomendados, por sinal). Se você for web designer e estiver interessado em conferir o código por trás do Scrollability, dê uma checada no GitHub.
[via MacStories]