Não é à toa que a Apple está tomando providências específicas para tratar do malware Mac Defender (e de suas variantes Mac Security e Mac Protector): os criadores do cavalo de Troia acabaram de desenvolver mais uma variante, esta chamada Mac Guard.
A grande diferença da nova versão é que ela se instala na pasta local de aplicativos do usuário. Se este estiver logado como administrador, então o processo de instalação não mais requererá a digitação de sua senha.
Se a pessoa de fato não conferir o que está instalando, avançar nos passos e concluir o processo, o malware é implementado na máquina e passa a rodar automaticamente. Enquanto isso, o pacote de instalação é removido da máquina, para apagar rastros do Trojan.
A coisa ficou um pouco mais séria/preocupante, obviamente, mas ainda assim requer a desatenção do usuário a ponto de ele passar por um assistente de instalação sem se perguntar o que diabos é aquilo.
Enquanto isso, torçamos para que o update prometido pela Apple, para o Snow Leopard, já cubra também essa nova variante do malware.
[via Cult of Mac]