Tenho a leve impressão de que a companhia de Jeff Bezos está sedenta por sangue suco de maçã. Depois de abrir uma Appstore para Android (e ser processada pela Apple por causa do nome), a Amazon.com agora pretende atacar no ramo de aplicativos para Macs.
Sim, depois de se inspirar na iOS App Store, a gigante de ecommerce agora vai investir na sua própria versão da Mac App Store: a loja Mac Download Store.
Dividida em duas grandes seções, uma focada em softwares e outra em jogos (um critério bem infeliz, do ponto de vista teórico, pois jogos são software!), a loja da Amazon já traz 250 títulos, sendo um deles a cobiçada suíte de produtividade Microsoft Office, disponível com mais de 20% de desconto.
“Quer dizer que vai ser a mesma coisa que a Mac App Store?”, muitos podem se perguntar. Basta uma olhadela rápida na seção de perguntas frequentes para ver que não. Ao contrário da loja da Apple, que permite downloads e instalações ilimitados sob uma mesma AppleID, no caso da Amazon é preciso lidar com o sistema de controle de instalações de cada desenvolvedor — inclusive as adoráveis chaves de ativação. Pelo menos é possível entrar em contato com o SAC da loja e pedir mais códigos para jogos… mas não para softwares.
Como promoção de estreia, a Mac Download Store está oferecendo US$5 de desconto na compra de qualquer aplicativo ou jogo. É uma boa forma de chamar a atenção e ajudar a divulgar a novidade, mas será o bastante para desviar o foco de uma alternativa integrada ao sistema operacional?
Vejamos como ela se sai — na pior (e mais remota) das hipóteses, vai criar concorrência a loja da Apple. Só que, cá pra nós, é muito difícil competir em pé de igualdade com algo mais fácil de usar e ainda por cima livre de chaves de ativação… 😛
[via The Loop]