O melhor pedaço da Maçã.

Review: Extreme Pro Portable SSD, da SanDisk

Há cerca de dois anos, por necessidade de espaço para editar os vídeos para nosso canal do YouTube, adquiri um My Passport SSD, da Western Digital, e fiquei muito contente com a minha experiência.

Publicidade

Mas, como vocês sabem bem, dois anos no mundo da tecnologia são uma eternidade. Hoje, portanto, venho lhes trazer impressões atualizadas sobre o meu novo SSD externo: o Extreme Pro Portable, da SanDisk (que, vale notar, é também uma marca da WD).

Antes de mais nada, confira a seguir o nosso vídeo de unboxing e hands-on:

YouTube video

Externamente, como mostrei no vídeo, o Extreme Pro Portable é um pouquinho maior que o My Passport SSD, mas em compensação ele tem uma carcaça bem mais resistente (rugged), o que excelente pensando no fato de que você leva e joga um drive portátil assim para cima e para baixo. Sua classificação oficial é IP55.

Felizmente, tal como o antecessor, o novo também funciona via USB-C (aka USB 3.1 de segunda geração) e é alimentado pela própria interface. Isso, para mim, é uma característica fundamental num drive portátil como esse. Ele funciona, é claro, tanto com Macs quanto com PCs, e inclui também um cabo com ponta USB-A.

SSDs ainda são mais caros do que HDDs convencionais, mas felizmente o preço deles vem caindo ano a ano. E, com isso, temos agora à disposição capacidades maiores em produtos como esse.

Publicidade

No caso do Extreme Pro Portable, a SanDisk o oferece em versões de 500GB, 1TB ou até 2TB.

Publicidade

Mas alguns de vocês podem já conhecer esse produto, especialmente pelo visual externo dele. A diferença principal desse modelo que testei é justamente a designação “Pro”: essa é uma nova geração do SSD, que promete atingir agora uma velocidade de até 1.050MB/s para leitura.

Especialmente para quem trabalha com edição de vídeos, como eu, performance nunca é demais. E, assim como fiz com o drive da WD, coloquei esse novo à prova usando a ferramenta Blackmagic Disk Speed Test, disponível gratuitamente na Mac App Store.

SSD interno

A memória flash interna do MacBook Pro de 16 polegadas é obviamente super-rápida: registrei cerca de 2,5GB/s para gravação e mais de 2,8GB/s para leitura.

HDD externo

Ainda tenho aqui o mesmo disco rígido externo da LaCie, com 4TB de capacidade, que testei quando peguei o My Passport SSD. Ele fica na casa dos 110MB/s, tanto para gravação quanto para leitura.

WD My Passport SSD

Como apontei no review anterior, a performance do My Passport SSD já era muito superior à do meu HDD. Aqui em um novo teste, registrei 283MB/s para gravação e 441MB/s para leitura.

SanDisk Extreme Pro Portable SSD

E chegamos ao novo brinquedinho. Não cheguei a atingir a velocidade máxima teórica prometida, mas foi bem próximo disso: 937MB/s para gravação e 917MB/s para leitura. Sensacional!

Vale observar, porém, que só consegui atingir esses números com o SSD conectado diretamente a uma das portas USB-C do meu MacBook Pro. Quando uso ele ligado à Thunderbolt Station 3 Plus, da CalDigit, a performance ficou uns 20% abaixo disso.


Eu não poderia estar mais satisfeito com esse novo SSD externo. Ele é pequeno, leve, bonitinho, resistente e, ao mesmo tempo, muito poderoso.

Já editei alguns vídeos com ele e comprovei que a sua performance é suficiente para trabalhar tranquilamente com projetos em Full HD 1080p e de forma razoável com capturas em resolução 4K, embora nesses casos ainda seja mais recomendável gerar arquivos proxy no Final Cut Pro.

Se você estiver interessado pelo produto, atente-se ao que eu citei acima sobre a designação “Pro”. É bem comum encontrar o SanDisk Extreme Portable SSD à venda no Brasil [exemplo aqui], mas o modelo normal só atinge 550MB/s de leitura — o que não é nada mal, mas é cerca de metade desse novo. O SSD do novo é baseado na tecnologia NVMe, enquanto o antigo ainda é SATA.

A SanDisk não estipulou preços oficiais do Extreme Pro Portable SSD no Brasil, mas você pode encontrar distribuidores oficiais nessa página. Em Portugal (na verdade, na Europa), os preços variam de 160€ pelo modelo de 500GB a 607€ pelo de 2TB. O produto tem garantia limitada de cinco anos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“iPhones 12” poderão ser fabricados na Índia

Próx. Post

Investimentos da Apple em P&D aumentaram — mas não o suficiente, segundo analista

Posts Relacionados