O melhor pedaço da Maçã.

NVIDIA demonstra primeiro processador quad-core capaz de suportar tablets com telas Retina

Talvez a disponibilidade de telas Retina para tablets no mercado não seja um problema neste ano, quando a Samsung já pretende entregar as primeiras unidades dos seus LCDs baseados na tecnologia PenTile de alta resolução.

Publicidade

Entretanto, o hardware gráfico para suportar um display desses com qualidade ainda não existe. Felizmente, ele está bem próximo de vir a existir: ontem, antecedendo a abertura da Computex 2011, a NVIDIA demonstrou a terceira geração da sua linha Tegra (codinome Kal-El) para substituir os seus chips atuais, cujo desempenho foi ultrapassado pelo A5 no início do ano.

YouTube video

A empresa afirma que o chip (provavelmente a ser chamado “Tegra 3”, quando estiver em tablets ou até smartphones) será o primeiro processador móvel de quatro núcleos, sem comprometer aparelhos em termos de consumo de energia. Com uma GPU de 12 núcleos, o Kal-El não é apenas otimizado para suportar telas de alta resolução em tablets, mas também possui o poder gráfico para colocar muitas novidades nas mãos de quem desenvolve jogos.

Publicidade

A demonstração acima revela isso com bastante clareza: a NVIDIA preparou um dos primeiros chips capazes de levar Física intensa e iluminação dinâmica total a dispositivos móveis, recursos que ainda ficam restritos a consoles e computadores. Cenários tridimensionais ganham muito mais realismo e podem ser renderizados em tempo real usando shaders, diminuindo o uso de texturas e animações pré-processadas.

A NVIDIA deverá colocar o seu processador Tegra 3 nas mãos de fabricantes de tablets até o final do ano, então ainda há tempo para executar otimizações e solucionar problemas. No entanto, isso é um entrave para quem deseja competir com a Apple: no mesmo período em que esses chips chegarem a concorrentes da Maçã, ela já estará pensando no que deverá estar no iPad 3, que muito provavelmente deverá ter uma tela Retina.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

OWC identifica problema de firmware ao testar SSDs SATA 3.0 em alguns MacBooks Pro

Próx. Post

Executivo da ARM espera dominar o mercado de PCs até 2015

Posts Relacionados