O melhor pedaço da Maçã.

macOS Big Sur 11.3 terá novidades no Safari, no Lembretes e mais! [atualizado 2x: mais]

E mais: suporte a controles, novidades ao usar apps do iOS/iPadOS…

Acharam que seria só o iOS/iPadOS 14.5 a receber novidades na nova leva de versões beta da Apple? Pois acharam errado: o macOS Big Sur 11.3, cuja primeira versão beta foi liberada hoje mais cedo, também traz algumas novidades legais para os usuários.

Publicidade

Vamos dar uma olhada?

Safari

O “filé” das novidades do macOS Big Sur 11.3 está no navegador. Para início de conversa, agora é possível reordenar ao seu gosto as seções da página de início do Safari — você pode, portanto, escolher quais seções (Preferidos, Sites Mais Visitados, Lista de Leitura, Relatório de Privacidade, etc.) aparecerão primeiro, de acordo com o seu uso.

Safari no macOS Big Sur

Para aprofundar essa personalização, a Apple disponibilizou também novos tipos de extensões para terceiros, permitindo que desenvolvedores integrem seus sites e apps à página inicial do Safari — o que abre espaço, por exemplo, para que clientes RSS externos integrem-se à Lista de Leitura.

Além disso, uma nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. de reconhecimento de fala permitirá que sites reconheçam sua voz e a transformem em texto.

Apps do iOS/iPadOS

Para donos de Macs com chip M1, a experiência de uso dos apps para iOS/iPadOS (que, como vocês sabem, têm suporte nativo nos novos chips) está melhor: você pode abrir os aplicativos para iPad em janelas maiores e uma nova tela de preferências permite que você configure atalhos de teclado para tarefas que normalmente seriam realizadas com gestos e comandos multitoque.

Suporte a controles

Controle do Xbox Series S/X

Seguindo os passos do iOS/iPadOS 14.5 e do tvOS 14.5, o macOS 11.3 também adiciona suporte aos joysticks do Xbox Series S/X e ao controle DualSense, do PlayStation 5.

Lembretes

Assim como no iOS/iPadOS 14.5, usuários do macOS 11.3 também poderão ordenar seus lembretes como bem entenderem — por data de criação, prazo, prioridade, ordem alfabética ou de modo personalizado. Também é possível imprimir seus lembretes diretamente pelo app.

Música

O aplicativo ganhou uma nova seção, “Feito para Você”, que pode ser acessada na barra lateral e inclui playlists personalizadas da Apple, baseadas nos seus gostos e hábitos musicais. Nessa tela, você poderá também acessar suas playlists anuais de músicas mais ouvidas.

Publicidade

Além disso, a tela “Ouvindo Agora” poderá exibir eventos futuros de acordo com suas preferências musicais.

Apple News

Em novidades que não dizem muito respeito a nós, lusófonos (já que o Apple News está disponível apenas em alguns países de língua inglesa), o aplicativo News ganhou novidades semelhantes às do iOS/iPadOS, como uma aba específica para o serviço de assinatura News+.

Outras novidades

O 9to5Mac encontrou referências nos códigos nessa primeira macOS 11.3 de um novo menu de configurações o qual mostrará detalhes sobre a garantia do Mac — bem parecido como já acontece em iPhones e iPads.

Publicidade

Eles também afirmaram que a API do App Tracking Transparency estará disponível na futura versão do sistema operacional de Macs.


Por ora, é isso — mas nada impede que, conforme as explorações continuem, mais novidades continuem surgindo para o macOS Big Sur 11.3. Ficaremos de olho e, qualquer coisa, atualizaremos este artigo.

via MacStories

Atualização, por Rafael Fischmann 03/02/2021 às 07:24

E surgiram mais algumas coisas, é claro.

Par estéreo de HomePods

Finalmente, depois de muuuita espera, o macOS 11.3 passará a enxergar nativamente e possibilitar o envio de áudio para um par estéreo de HomePods.

Essa demorou, hein Apple? 😒

Tela de Suporte

Essa novidade da qual comentamos acima ainda não está visível para todos na primeira beta do macOS 11.3, mas o 9to5Mac conseguiu ativá-la para ver como a coisa está ficando.

Por meio dessa nova aba da janela “Sobre Este Mac”, usuários poderão conferir detalhes da garantia original do seu Mac e também de um possível plano AppleCare contratado.

Referências internas em códigos também dão a entender que o app Suporte da Apple será futuramente lançado para o macOS, mais uma boa novidade.

Atualização II, por Eduardo Marques 03/02/2021 às 15:45

Como falamos acima, apps para iPads rodando em Macs com chip M1 poderão ter suas janelas redimencionadas. E o 9to5Mac mostrou como ficará isso, na prática:

Abaixo, você confere também a nova janela de configurações de atalhos de teclado para tarefas que normalmente seriam realizadas com gestos/toques:

App HBO Max para iPads rodando no Mac

Legal, né?

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Caixa lança app para solicitar indenização do seguro DPVAT

Próx. Post

Promoções na App Store: Invaders mini, btw, Trine e mais!

Posts Relacionados