Quando alguém tem um currículo [PDF] como o de Kevin Fox (que ajudou no desenvolvimento do software do Newton e passou por empresas “pequenas” como Yahoo! e Google), é comum as pessoas pararem para ouvir seus palpites. E ontem o desenvolvedor traçou suas expectativas (que não são baseadas em informações privilegiadas, vale notar) sobre o que esperar da keynote de abertura da WWDC, com foco exclusivo no iCloud.
Resumidamente, Fox acredita que o novo serviço de computação na nuvem “será para o MobileMe o que o iPhone foi para o Newton: uma solução polida, completa e profunda depois de um fracasso de mercado decepcionante.”
Mas vamos aos pontos mais quentes do que Fox espera vermos na segunda-feira:
- Acesso e sincronização simples de sua pasta Documents entre várias máquinas.
- Login universal usando a AppleID — pegue qualquer Mac e entre como convidado usando seu cadastro com a Apple. BOOM! É seu Mac.
- Sincronização contínua e em tempo real de iGadgets, dispensando uma conexão com computadores — bem à la Android. Isso envolveria inclusive documentos da suíte iWork, por exemplo.
- Acesso remoto a Macs a partir de iPads, para permitir a execução de tarefas simples.
- Sua biblioteca de músicas estará sempre na nuvem, podendo ser sincronizada com qualquer Mac, PC ou iGadget.
- Unificação de lojas — uma compra única poderia liberar o app em todas as plataformas. Além disso, a iOS App Store se tornaria um aplicativo independente do iTunes, que ficaria focado apenas em mídia.
- Algo central será a ideia de que uma dada tarefa não reside nos aparelhos, mas na pessoa. Portanto, você não deveria precisar parar o que está fazendo apenas porque saiu de um Mac para um iPad.
- Novidades de hardware se limitarão a medidas para facilitar a implementação do software — AirPorts novos seriam uma boa pedida.
E você, o que espera do iCloud? Deixe seus palpites nos comentários! 😉
[via Fortune Tech | mockup do ícone: Letem světem Applem]