O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Empresa tenta trazer ZFS de volta à vida no Mac OS X

O sistema de arquivos ZFS, criado pela Sun (e atualmente propriedade da Oracle) foi proposto há muito tempo como um recurso para o Mac OS X Snow Leopard, mas foi descontinuado pela empresa antes de ele ser lançado.

Publicidade

Após dois anos desde o ocorrido, uma startup norte-americana, a Ten’s Complement, espera trazer o projeto de volta à vida no sistema operacional desktop da Apple, com o Z-410, uma solução de software para conectar HDDs formatados em padrões diferentes dos da Maçã por meio da recém-lançada interface Thunderbolt.

A empresa foi criada por Don Brady, ex-empregado da Apple justo na área de sistemas de arquivos. O Ars Technica teve a oportunidade de falar com ele e coletar diversas impressões sobre a tecnologia, que deverá funcionar transparentemente no Mac com upgrades de software da Ten’s Complement, atualmente em fase de testes.

O ZFS é um sistema de arquivos de 128 bits e foi portado para o Mac OS X em 2006; ele foi mantido (ainda que de forma apática) como um projeto de código aberto até 2009, quando foi encerrado. Há vários benefícios no seu uso: os menos hipotéticos para o momento são o suporte para arquivos de 16 exabytes (algo equivalente a um milhão de terabytes) e a capacidade de formatar HDDs com capacidade teórica de até 256 quadrilhões de zettabytes (onde 1 zettabyte é igual a 1.000 exabytes, ou seja, é quase infinito).

Publicidade

Voltando à cena real, há vários benefícios no seu uso que garantem alta redundância e integridade de dados, simplificam o gerenciamento de discos e oferecem recuperação automática de dados corrompidos. Trata-se da evolução perfeita para o HFS+, formato atualmente usado na formatação de HDDs para o Mac OS X Snow Leopard.

Se a ideia vingar, a Apple poderia até explorar o trabalho da Ten’s Complement para oficializar o suporte a ZFS no próprio Mac OS X. Há quem diga que isso ainda não ocorreu por questões de licenciamento, mas, se uma pequena companhia conseguiu contorná-las, a Maçã também pode.

[dica do Cabral]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Silhueta de Steve Jobs com logo da Apple ao fundo

Associated Press quer deixar obituário de Steve Jobs atualizado, mas Apple não curte a ideia nem um pouco

Próximo Artigo

Empresa demonstra "robô de telepresença" com iPad na fila da WWDC 2011

Posts Relacionados