O melhor pedaço da Maçã.

Você teme que seu Mac com o OS X Lion tenha algum problema? Crie seu próprio disco de boot!

Caixa do OS X Lion

Caixa do OS X LionSe você for uma das pessoas que teve espasmos convulsivos ao saber que o OS X Lion vai ser distribuído exclusivamente através da Mac App Store, calma! Ainda há esperança. Não, não vou mostrar aqui uma solução para fazer o download de 4GB usando uma “banda larga” de 1Mbps — essa pedra ai continuar no nosso caminho. O que vou comentar é uma dica do Egg Freckles sobre como criar um disco de inicialização a partir do que é baixado através da loja da Apple.

Publicidade

Sim, você vai poder até fazer uma caixinha como a mostrada ao lado, caso queira.

O primeiro passo é baixar o OS X Lion. Uma vez que o download esteja concluído, ainda no Snow Leopard você deve dar um clique secundário no instalador e escolher a opção Show Package Contents. Na janela que abrir, procure pela pasta SharedSupport e, nela, a imagem de disco InstallESD.dmg.

Copie este arquivo e salve-o em outro lugar. Pronto: a partir dele, você pode criar um DVD de instalação do OS X Lion, usando o Utilitário de Disco (Disk Utility). A partir daí, você poderia também usar a função Restore do Utilitário de Disco e colocar o instalador em um pendrive ou cartão SD (acho até que daria para fazer isso direto, só não tenho certeza de como).

Publicidade

“Mas, Halex, a partição de recuperação do Lion não serve justamente para fazer as vezes de disco de boot?”, você pode perguntar. Sim, ela serve justamente para oferecer um “plano B” caso algumas coisa dê errado… mas lembre que ela fica no mesmo HDD que o sistema operacional: e se algo realmente horrível acontecer a esse drive?

Em dois anos e meio de MacBook, eu devo ter gravado menos de cinco discos ópticos, mas pode ter certeza de que esse DVD de inicialização do Lion vai ser mais um. Seguro morreu de velho.

[dica do Diego Carbone | imagem: InsanelyMac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Genial: Evernote Peek usa Smart Cover do iPad 2 para inovar no aprendizado

Próx. Post

MM na [Mac] App $tore: Night Stand HD, Weather Doodle, gNotifier, Social Clipboard e mais!

Posts Relacionados