O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

A integração do iOS com o Twitter é legal, mas até onde ela vai? Talvez o limite sejam as DMs

Ícone do Twitter para iPhone

Ícone do Twitter para iPhoneComo sempre faz, a Apple nos mostrou apenas a pontinha do icebergue em termos de recursos do iOS 5, deixando para os desenvolvedores e usuários descobrirem o resto. A respeito do Twitter, porém, uma coisa importante pode ter ficado mal explicada: até onde vai a integração do sistema operacional móvel com o serviço do passarinho azul e quais os limites para os apps se valerem desse recurso.

Publicidade

O TechCrunch colheu algumas informações sobre isso a partir de um pronunciamento de Ryan Sarver horas depois da keynote de abertura da WWDC, mas uma parte chamou a atenção:

Apesar de Sarver ter se recusado a entrar em detalhes sobre a questão xAuth/OAuth na integração com o iOS, ele disse que há múltiplos modelos de permissão. O que a Apple está usando para a autenticação única do Twitter no iOS 5 concede acesso de leitura e escrita a tweets e a capacidades de enviar DMs. Mas se um app quiser ler DMs [Direct Messages, tweets privados que apenas remetente e destinatário podem ler], ele ainda vai ter que se autenticar no site do Twitter com o OAuth.

Permita que essa informação decante na sua mente. Usar OAuth para ler DMs. Isso significa que, em vez de colocar suas credenciais numa caixinha bonitinha dentro do app, é preciso ir até o site do Twitter (se duvidar, no Safari) para digitar suas informações. Trabalhoso e chato? Sem dúvida, mas a justificativa para isso seria fornecer maior segurança — isso impede que o app de um jogo, por exemplo, acesse suas DMs. Ou não, mas a intenção é essa.

Diante disso, é bom ter em mente o que será e o que não será possível na integração do iOS 5 com o Twitter. Portanto, não ache estranho caso um app como o Echofon ou o Twitterrific mande você para uma página da web para você colocar seus dados de login. Nesse ponto, o app oficial do Twitter vai ter mais uma vantagem sobre as soluções de terceiros — isso sem falar na promoção do cliente oficial bem nas configurações do iOS 5.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícone de SpaceLab for iOS

Um pequeno passo para o homem, mas um salto gigante para dois iPhones na Estação Espacial

Próximo Artigo
Ícone do iCloud

Agora que o iCloud foi lançado, a Apple precisa de mais profissionais para cuidar dele

Posts Relacionados