O melhor pedaço da Maçã.

OpenUSD: Apple anuncia aliança para padronização de tecnologia 3D

Alliance for OpenUSD

A Apple anunciou hoje a criação de uma aliança com a Adobe, a Autodesk, a Linux Foundation e a NVIDIA para promover e desenvolver a tecnologia de descrição de cenas 3D Open Universal Scene Description (OpenUSD). Chamada oficialmente de Alliance for OpenUSD (AOUSD), ela também conta com a colaboração da Pixar — a criadora da tecnologia.

Publicidade

A ideia por trás dessa iniciativa, de acordo com a própria Maçã, é “padronizar o ecossistema 3D” ao aprimorar o OpenUSD, permitindo uma maior “interoperabilidade entre ferramentas, dados e fluxos de trabalho”. Em outras palavras, a aliança busca facilitar a composição de projetos 3D para desenvolvedores e criadores de conteúdo.

A Pixar tornou o projeto do OpenUSD open-source em 2016 e, de acordo com Steve May, diretor de tecnologia da empresa e presidente da AOUSD, esse padrão tem sido a base de todo o processo de animação do estúdio nos últimos anos:

O OpenUSD é baseado em anos de pesquisa e de aplicação nos filmes da Pixar. Abrimos o projeto em 2016 e a influência do OpenUSD agora se expande para além do cinema, dos efeitos visuais e da animação para outras indústrias que dependem cada vez mais de dados 3D para intercâmbio de mídias. Com o anúncio do AOUSD, sinalizamos o próximo passo empolgante: a evolução contínua do OpenUSD como tecnologia e sua posição como padrão internacional.

O integrante da aliança escolhido para abrigar o projeto foi a Joint Development Foundation (JDF), da Linux Foundation. No momento, o objetivo principal é delimitar as especificações do OpenUSD, com o objetivo de construir um caminho para o reconhecimento da tecnologia como um padrão da indústria pela Organização Internacional de Normalização (ISO).

Publicidade

O interesse da Apple por essa iniciativa é motivado em grande parte pelo lançamento do Vision Pro que, como comentamos ontem, apostará fortemente em conteúdos 3D. Segundo Mike Rockwell, vice-presidente do recém-criado Vision Products Group, a tecnologia deverá poupar tempo na criação de conteúdos para o headset:

O OpenUSD ajudará a acelerar a próxima geração de experiências de AR, desde a criação artística até a entrega de conteúdo, e produzirá uma gama cada vez maior de aplicativos de computação espacial. A Apple tem contribuído ativamente para o desenvolvimento do USD, que é uma tecnologia essencial para a inovadora plataforma visionOS, bem como para a nova ferramenta de desenvolvedor Reality Composer Pro. Estamos ansiosos para promover seu crescimento em um padrão amplamente adotado.

Como notado pelo AppleInsider, além dos membros fundadores, a aliança também conta com nomes como Cesium, Epic Games, Foundry, Hexagon, IKEA, SideFX e Unity. A própria Apple, inclusive, disse em seu comunicado que “a aliança convida uma ampla gama de empresas e organizações a se juntarem e participarem da formação do futuro do OpenUSD”.

Mais informações sobre essa iniciativa podem ser encontradas nessa página.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

SOS de Emergência via satélite é usado para combater incêndio no Canadá

Próx. Post

Chat oficial do WhatsApp com informações do serviço chega ao Brasil

Posts Relacionados