O melhor pedaço da Maçã.

IDC classifica processadores ARM como chips de PCs e projeta crescimento assustador

Processador Apple A5

A IDC começou a contabilizar nesta quinta feira o desempenho de processadores baseados em arquiteturas ARM como chips para PCs, em conjunto dos produtos até então baseados apenas na arquitetura x86 — os quais são basicamente construídos pela Intel e pela AMD. Diversas empresas de tecnologia deverão integrar o ranking de CPUs divulgado pela consultoria, incluindo Texas Instruments, Qualcomm, Apple (por meio da Samsung) e NVIDIA, entre outras.

Publicidade

Processador Apple A5

Para isso, a IDC considerará todas as vendas de aparelhos fora do segmento de smartphones e sistemas embarcados em geral (incluindo set-top boxes), o que os deixa apenas com tablets em jogo. Produtos como iPad, Motorola XOOM, BlackBerry PlayBook e Samsung Galaxy Tabs poderão ser contabilizados como computadores pessoais em futuras pesquisas.

Só nos Estados Unidos, deverão ser vendidos até 50 milhões de tablets neste ano. Outros números animadores vem à tona se considerarmos os chips que dão funcionamento a esses aparelhos em mais previsões, como por exemplo no desempenho do mercado de processadores durante o primeiro trimestre deste ano. No período, a IDC projetou um aumento de 7,4% nas vendas em relação ao primeiro trimestre de 2010, estimando em seguida que o total de 2011 será 10,3% maior do que no ano passado.

Publicidade

Até 2015, acredita-se que computadores baseados na arquitetura ARM deverão compor 13% do total de PCs vendidos no mundo todo. Tal sucesso deverá ser atribuído não só às vendas de tablets, mas também de computadores baseados no Windows 8, o qual suportará SoC (em inglês, Systems on a Chip) da mesma arquitetura.

[via CNET News]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft libera pequena atualização do Messenger para Mac e oferece mapas do Bing para iOS

Próx. Post

E lá vamos nós de novo: Microsoft cria página “superjusta” comparando Macs com PCs

Posts Relacionados