O melhor pedaço da Maçã.

Final Cut Pro estará disponível já no lançamento do Apple Vision Pro, diz cineasta

Entre os muitos rumores que antecederam o anúncio do Apple Vision Pro, estava o de que o dispositivo suportaria os softwares de edição Final Cut Pro e Logic Pro. Na época, não estava muito claro como isso aconteceria, embora a apresentação oficial do headset, ocorrida na última segunda-feira (5/6), possa ter nos dado uma melhor noção de como isso poderá acontecer.

Publicidade

De acordo com o cineasta e YouTuber Matti Haapoja, o Final Cut Pro funcionará mesmo com o visionOS. Mais do que apenas ser compatível, isso deverá ocorrer já quando o produto for lançado (no início de 2024), o que poderá atrair profissionais — com uma experiência bastante diferente do que é encontrado no Mac.

Segundo Haapoja, o editor de vídeos realmente ganhará suporte ao Apple Vision Pro, inclusive aproveitando as suas avançadas capacidades de monitoramento dos olhos/íris e de gestos com as mãos, que possibilitam a criação de diferentes recursos. Será com certeza algo transformador para os criadores do audiovisual e, para o cineasta, uma ferramenta que “mudará completamente” a cinematografia e a criação de conteúdo.

Não ficou claro, contudo, se o Final Cut Pro ganhará uma nova versão feita do zero para o visionOS — como ocorreu com o iPadOS —, ou se ele funcionará, na verdade, como uma extensão do app para macOS, numa espécie de “monitor externo” virtual. Para o iMore, a segunda possibilidade é mais provável, na medida em que o app exige uma quantidade de armazenamento que o Vision Pro não deverá contar.

Publicidade

A novidade faz bastante sentido considerando o aparente apelo do headset ao público profissional, expresso pelo sufixo Pro. É possível, ainda, que outros softwares de edição sejam disponibilizados para o visionOS, inclusive de terceiros, de modo a fortalecer o uso do headset em matéria de criação de conteúdo — e não apenas de reprodução.

Assim como ocorreu com o app para iPad, pode ser que haja limitações no software de edição de vídeos destinado ao visionOS em relação ao que se tem no macOS. De toda forma, possíveis perdas de recursos serão certamente compensadas pela experiência mais do que diferenciada e bastante imersiva de edição usando o headset.


Ícone do app Final Cut Pro
Final Cut Pro de Apple
Compatível com Macs
Versão 10.7.1 (4.8 GB)
Requer o macOS 13.5 ou superior
R$ 1.499,90Badge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app Final Cut Pro para iPad
Final Cut Pro para iPad de Apple
Compatível com iPads
Versão 1.3 (858.5 MB)
Requer o iPadOS 16.6 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 14 Pro de 1TB com 24% de desconto

Próx. Post

Selo do Facebook e do Instagram chegará ao Brasil por R$45 mensais

Posts Relacionados