Gene Munster, da Piper Jaffray, continua com sua ladainha de que a Apple vai lançar um aparelho de TV. Há anos esse analista prevê que isso vai acontecer “em breve”, indicando fontes na indústria e vendo sinais em toda parte. A bola da vez é o iCloud — será que não dá pra ver a conexão óbvia de um serviço de dados na nuvem com um aparelho de TV de 50″?
“O serviço iCloud da Apple para armazenamento de mídia facilita a posse de múltiplos aparelhos e o compartilhamento de conteúdo entre eles”, disse Munster em uma nota a investidores. “De início, as únicas mídias que o iCloud vai armazenar são músicas e fotos, mas acreditamos que a Apple poderá adicionar ao iCloud filmes e programas de TV comprados ou alugados no iTunes, que poderiam ser vistos numa TV.”
De quantos Genius você precisa para carregar um Apple TV?
Em outras palavras, faz pleno sentido a Apple trocar um aparelhinho baratíssimo com uma margem de lucro absurdamente alta por uma jamanta cujo único diferencial será ter uma tela — a qual, se não for 1080p, vai ser chamada de #FAIL
, e se for, vai ser #FAIL
do mesmo jeito, pois a iTunes Store não vende conteúdo em 1080p (e duvido que isso vá mudar logo).
Bom mesmo é que o clubinho do iTV só aumenta: Brian White, da Ticonderoga Securities, entrou na onda. White acredita que esse mítico televisor será lançado ainda em 2011 e seus grandes benefícios serão FaceTime, acesso à App Store (com jogos) e à iTunes Store. Só me pergunto o que impediria a Apple de colocar tudo isso no set-top box dela e lucrar muito mais, proporcionalmente, correndo bem menos riscos de queimar dinheiro com estoques ocupando galpões inteiros e transportando toneladas e mais toneladas de TVs da China pro Ocidente.
MacBooks, iPods, iPhones e iPads são sinais claros de que a Apple está migrando para um filosofia de “pequeno, leve e lucrativo”, tanto que o iMac, grande salvador da companhia, hoje é praticamente uma nota de rodapé. Houve keynote para apresentar os novos modelos do desktop tudo-em-um? Não. Agora você consegue imaginar um novo iPhone/iPad sem keynote? Diante disso, por que a Maçã abraçaria um televisor “grande, pesado e caro”, quando ela pode investir tudo em algo “pequeno, leve e lucrativo” como o Apple TV?
Honestamente? Essa televisão da Apple faz tanto sentido quanto um iPad rodando o Mac OS X ou um MacBook com tela sensível ao toque: parece lindo, na teoria, mas na prática seria uma aberração.
[via AppleInsider, Barron’s]