O melhor pedaço da Maçã.

Peak é uma versão do app Fitness com “esteroides” e widgets

É verdade que o aplicativo Fitness e seus recursos no iOS — e especialmente no watchOS — estimulam muitas pessoas a saírem do sedentarismo e se exercitarem. Esse foi o caso do desenvolvedor indiano Harshil Shah, que se tornou mais ativo depois de comprar um Apple Watch. Depois, porém, ele passou a perceber que o app da Apple tem algumas limitações que podem incomodar aqueles que querem monitorar melhor suas atividades físicas.

Publicidade

E foi a partir dessa inquietação que Shah desenvolveu o Peak. De modo geral, ele tem os mesmos objetivos que o Fitness, mas os instrumentaliza de uma maneira diferente. A ideia é, partindo da premissa de monitorar os seus resultados e metas de atividades físicas, oferecer mais opções de personalização e de medição, de modo a atender mais tipos de usuários que a solução feita pela Maçã.

A interface do Peak é completamente personalizável. Você pode selecionar as informações a serem mostradas nos diferentes blocos, bem como as metas a serem seguidas. É possível ver informações mais recentes, gráficos e estatísticas agregadas referentes ao dia, à semana, ao mês ou ao ano atual, bem como o seu progresso nos últimos quatro períodos.

Há, ainda, uma opção de bloco que exibe um resumo dos seus treinos, mostrando também os dados referentes a eles de acordo com o período escolhido (dia, semana, mês ou ano), podendo-se filtrar o tipo de treino que será considerado. Dessa forma, o app permite que você escolha a maneira que faça mais sentido para você de acompanhar o seu estado e a sua evolução.

Publicidade

Ao tocar em cada bloco, mais detalhes sobre os dados destacados são mostrados. O legal é que, na versão paga, você pode usar os blocos como widgets na tela de Início, de modo a acompanhar no cotidiano as informações sobre as atividades físicas. Também há, vale notar, widgets para a tela bloqueada.

Além disso, outro ponto em que foi despendido muito esforço foram as metas. Além de simples metas diárias, como é o caso do Fitness, é possível também personalizar mais os objetivos, incluindo, por exemplo, atingir um certo número de calorias ou uma distância percorrida em um número de dias, de forma distribuída dentro do período.

Em vez de escolher 2km por dia, por exemplo, você pode definir uma meta de percorrer 10km em cinco dias e escolher como irá cumpri-la. É possível fazer isso com qualquer proporção/período desejado, o que é especialmente legal quando você vai se tornando mais ativo e aumenta a intensidade dos exercícios. Também se pode definir uma meta média para determinados períodos, bem como limitá-las para certos tipos de exercícios.

Publicidade

O Peak também oferece mais de 50 temas diferentes na versão paga, os quais podem ser usados no app e nos widgets. Elementos de design do iOS não deixaram de ser incluídos, como o efeito de os blocos “tremerem” ao serem editados, como ocorre com os apps na tela inicial. Há, ainda, recursos de acessibilidade e preocupação com a privacidade, já que o app não coleta dados e sequer tem servidores, de acordo com o desenvolvedor.

A versão gratuita do Peak permite que você acompanhe quatro métricas em até cinco blocos diferentes e com cinco opções de temas. Com a assinatura da versão Pro, você desbloqueia os limites, todos os temas, widgets e ícones customizados. O preço é de R$8 mensais ou R$50 anuais.


Ícone do app Peak: Fitness Widgets
Peak: Fitness Widgets de Harshil Shah
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.7.1 (77.2 MB)
Requer o iOS 17.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Fitness
Fitness de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.8 (2.5 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Veja como funcionarão as chamadas de vídeo e voz do Twitter

Próx. Post

MacMagazine no Ar #535: AirPods mais baratos, baterias maiores nos “iPhones 15”, Threads e mais!

Posts Relacionados