O melhor pedaço da Maçã.

Tradução da firmware do iPod video 5.5G para o português

Colaboração especial por Edward-Kun.

Publicidade

Esse tutorial vai ensinar como instalar um pequeno arquivo de tradução feito por mim que deixa o seu iPod em português do Brasil (ao invés da variação portuguesa padrão do iPod). Infelizmente este tutorial é realizado sob a plataforma Windows, já que eu desconheço programas de edição de firmware no mundo Mac.

Ressalto que, apesar de seguro, o processo não é à prova de erros e tanto eu quanto o BLOG.MACMAGAZINE não nos responsabilizamos por eventuais danos no seu iPod. Realize a atualização sobre sua conta e risco!

Publicidade

Suas músicas, vídeos, sons, podcasts e outros arquivos ficarão intactos.

  1. Certifique-se de ter a última versão do firmware (atualmente 1.2.3) do iPod atualizado. Se necessário, faça o update pelo iTunes.
  2. Finalize os processos iPodService.exe e iTunesHelper.exe usando o Gerenciador de Tarefas do Windows. Isso evita que o sistema inicie o iTunes assim que você conectar o iPod. É obrigatório que os processos (e o iTunes, também) sejam finalizados para evitar conflitos e possíveis problemas.
  3. Faça o download do iPod Wizard, clicando em “Latest Version”.
  4. Faça o download do arquivo de tradução. ATUALIZAÇÃO (outubro de 2009): o arquivo de tradução não está mais disponível para download por ser incompatível com a última versão do iPod Wizard. Pedimos desculpas a todos.
  5. Inicie o iPod Wizard e conecte o iPod ao computador. Clique Close no “Tip of the Day”.
  6. Na área “iPod Essencials”, você deverá ver seu iPod montado e conectado.

iPod Wizard

  1. Em “Edit mode”, escolha iPod e clique em “Load iPod Firmware”.

iPod Wizard

Publicidade

Melhor prevenir do que remediar

Vamos fazer um backup para o caso de algo dar errado:

  1. Na orelha “Updater”, escolha “Extract firmware binary from your iPod”.
  2. Escolha um local e um nome para a sua firmware e salve.
  3. Quando aparecer “Successfully saved iPod firmware!”, clique OK.

iPod Wizard

Publicidade

Voltando para a edição:

  1. Volte para a orelha “Firmware editor” e clique em “Strings”. Na área de “Lang Block”, escolha ’18’.

iPod Wizard

  1. Ao lado da lista de idiomas há vários botões. Clique em “Load List” e procure o arquivo Lang-18.txt que você fez download e clique abrir.
  2. Você receberá uma mensagem: “Loaded string block file successfull!”
  3. Clique no botão “Write” ao lado de “Firmware Information” e escolha SIM quando for perguntado se deseja realmente escrever a firmware no iPod.
  4. Quando aparecer a mensagem “Successfully written the modded firmware to your iPod!”, clique OK e logo em seguida escolha “Eject” na área de “iPod Essencials”, logo abaixo da lista que mostra o iPod conectado.

Seu iPod irá se desconectar e reiniciar automaticamente. Desconecte-o mais uma vez (Usando o “Remover hardware com segurança” na barra de tarefas do Windows) e aproveite.

Caso você experimente algum problema, abra o iPod Wizard (com os mesmos processos e iTunes fechados) e conecte o iPod. Apenas mude o “Edit mode” de “iPod” para “Firmware File” e clique no botão “Open firmware”. Localize o arquivo de backup que você salvou antes e clique em “Abrir”. Clique em “Write to iPod” e, depois de concluída a restauração, apenas ejete o iPod. Suas músicas e dados ficarão intactos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chat do Gmail agora com conferências e novo menu de emoticons [atualizado]

Próx. Post

Apple Brasil realiza promoção com MacBooks mais baratos neste Natal [atualizado]

Posts Relacionados