O melhor pedaço da Maçã.

Google: recurso do Maps suportará Atividades ao Vivo; Lens agora identifica doenças de pele

Novidades no Google Maps

O Google anunciou hoje três novidades para o Maps, as quais foram tanto anunciadas anteriormente quanto são expansões de recursos já existentes. De toda forma, são adições interessantes, que melhoram a usabilidade do popular serviço e/ou tornam a experiência de uso mais completa.

Publicidade

Também tivemos o anúncio de novos recursos no Lens, inclusive com a utilização de inteligência artificial para a detecção de doenças.

Google Maps

No Maps, a Visão Imersiva (Immersive View) foi expandida para 4 novas cidades e mais de 500 pontos no mundo. Com uso da técnica de IA de campos de radiância neural, o recurso permite que você explore vários locais de maneira bastante detalhada, de diversos ângulos e com a ajuda de um slider para exibir diferentes momentos do dia e condições climáticas variadas.

A função está chegando às seguintes cidades: Amsterdã, Dublin, Florença e Veneza. Além disso, é possível utilizar o recurso para visualizar pontos como o Prague Castle (na Sydney Harbour Bridge) e o Faneuil Hall (em Boston). É possível até mesmo olhar dentro de lugares, como cafeterias, usando a Visão Imersiva — algo ótimo para dar uma olhada em pontos turísticos antes de viajar, por exemplo.

Publicidade

Como apontado pelo TechCrunch, também serão finalmente lançadas neste mês as direções rápidas (glanceable directions), que foram originalmente apresentadas em fevereiro. Ao iniciar um trajeto, o recurso exibirá em tempo real o caminho a ser percorrido e o seu progresso, atualizando-o no caso de alteração da rota, sem a necessidade de iniciar a navegação.

Será mostrada, ainda, uma estimativa do tempo que você levará para chegar ao destino, seja ao andar a pé, de bicicleta ou de carro. Haverá também uma integração com as Atividades ao Vivo (Live Activities), mostrando o foco em levar mais praticidade aos usuários.

Direções rápidas no Google Maps

Já no próximo mês, a aba Recentes chegará à interface web do Google Maps. Nesse espaço, serão salvas todas as suas últimas pesquisas, o que é ótimo para quando você está planejando um roteiro de viagem, por exemplo. Além de os locais pesquisados ficarem salvos mesmo ao fechar a janela do Maps, será possível organizá-los, criar trajetos e até mesmo compartilhá-los.

Google Lens

Além dessas novidades relativas ao serviço de localização da gigante das buscas, temos também um maior uso de IA. Agora, o Google Lens tem a capacidade de identificar doenças cutâneas apenas apontando a câmera do smartphone para a sua pele.

Publicidade

Para isso, você deve apontar o aparelho para a área afetada e o sistema comparará o padrão das manchas, inchaços, detalhes em unhas ou queda de cabelo com o de condições específicas. Vale lembrar que não se trata de um diagnóstico médico, sendo algo meramente informacional.

Outras novidades

Outro novo recurso, de acordo com o 9to5Google, é uma espécie de provador virtual. Foram capturadas fotos de 80 modelos (40 homens e 40 mulheres) com diferentes características físicas, de modo que você pode ver como ficam diferentes peças de roupa nos corpos desses modelos, algo como uma forma de provar esses produtos antes de comprar.

Publicidade

Essa novidade está sendo implementada com roupas femininas de algumas marcas nos Estados Unidos, devendo ser expandida no futuro. Também foram anunciados recursos para filtrar melhor buscas de produtos, além de algoritmos de combinação visual, com uso de aprendizagem de máquina em diversas lojas.

Por fim, a própria busca do Google (quem lembra quando a empresa resumia-se a esse recurso?) ganhará um recurso generativo, à la ChatGPT e Google Bard. Com isso, você poderá fazer perguntas sobre determinados lugares e, assim, serão exibidas informações sobre o local em questão e sugestões de outras perguntas relacionadas.


Ícone do app Google Maps
Google Maps de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 6.111.2 (279.1 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Google
Google de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 312.2 (323.9 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Truecaller lança gravador de chamadas com transcrição por IA

Próx. Post

Promoções na App Store: Export for iTunes, Mpjex, QuickLinks as Shortcuts e mais!

Posts Relacionados