A Sony revelou nesta semana que levará o seu laptop VAIO AW aos Estados Unidos — após ter sido lançado primeiramente no Japão —, mirando, entre outros, o MacBook Pro, da Apple.
Trata-se do maior portátil da companhia, direcionado especificamente para editores multimídia (tanto amadores quanto profissionais), com destaque para seu display LCD de 18,4 polegadas com proporção 16:9 e resolução de 1920×1080 pixels. Sua precisão de cor é absurda; um modelo opcional corresponde exatamente ao perfil de cor Adobe RGB, utilizado por muitos fotógrafos.
O notebook não poderia deixar de contar com uma saída de vídeo HDMI, mas oferece alguns extras, como por exemplo um slot CompactFlash, permitindo que donos de câmeras digitais SLR carreguem fotos diretamente na máquina, sem a necessidade de um adaptador. Pensando nestes, o VAIO AW já acompanha o Adobe Photoshop Lightroom (valor de US$299), para o gerenciamento profissional dos seus trabalhos.
O processador utilizado será o Centrino 2, com opcionais de leitor/gravador Blu-ray, LCD mais avançado e maior armazenamento interno. O modelo AW180 virá com um Core 2 Duo de 2.8GHz, gravador Blu-ray, dois drives de estado sólido de 64GB cada em uma faixa RAID, acompanhados de um disco-rígido de 500GB — que pode ser substituído por um de até 1TB.
A expectativa é de que a nova linha chegue ao mercado até o final deste mês.