O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Vídeo: OS X Lion traz uma pequena mudança no uso de MacBooks fechados com displays externos

BookArc com MacBook Air e LED Cinema Display

Interessante como, de boas intenções, o inferno está cheio. Caso você já tenha usado seu MacBook com um display externo em modo closed clamshell (fechado, como se fosse um desktop bem achatado e fino), deve ter reparado no quanto o processo para chegar a tal estado é meio “burro”: você conecta o display, conecta o teclado e o mouse externos (com ou sem fio), fecha o MacBook, ele dorme, aí você acorda o MacBook fechado e o display externo passa a funcionar como único e principal.

Publicidade

BookArc com MacBook Air e LED Cinema Display

O BookArc é um exemplo de uso do modo closed clamshell.

Reverter isso é igualmente trabalhoso: você tem que colocar o Mac para dormir, desligar o display e só então acordá-lo novamente — simplesmente abrir a tampa não faz nada. Alternativamente, você também pode abrir o notebook e ir até Detect Displays, no painel de preferências Displays.

Publicidade

Ufa! Com a melhor das intenções de simplificar esse processo, a Apple fez o OS X Lion se comportar de forma diferente, como você pode ver abaixo, neste vídeo do Obama Pacman:

Conecte display, teclado e mouse externos, feche o MacBook… BOOM! Você está pronto pra trabalhar. Quando quiser usar um desktop estendido de novo, basta abrir a tampa do notebook… BOOM! Você está de volta ao ponto inicial. Legal, né?

Publicidade

Nem tanto, se você pretendia usar o teclado e o trackpad do MacBook. “Por que eu ia querer fazer isso?” Talvez para usar um tal de “multi-touch” sem ter que comprar um Magic Trackpad ou um Magic Mouse (os quais, vamos e venhamos, são bem salgados), talvez porque você prefira o teclado do MacBook… O fato é que isso é possível no Snow Leopard, mas não será mais no Lion, ao que tudo indica. “Por que não usar sempre as duas telas, já que o MacBook fica aberto?” Porque a memória de vídeo do Mac (que não é lá essas coisas todas) é dividida entre os dois displays!

Não é o tipo de coisa que vá abalar o mundo (“Clamshellgate”?), mas quem estava acostumado a usar o teclado do MacBook em modo closed clamshell certamente vai ficar na pior.

Esta mudança vai alterar a forma como você trabalha? Deixe seu testemunho nos comentários!

[dica do Anderson Mancini]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Porquinho com a marca da Apple

Momento Cultural: entendendo como funciona o monopsônio da Apple

Próximo Artigo
Jon Rubinstein no Dive Into Mobile - AllThingsD

Jon Rubinstein teria levantado o moral interno da HP comparando o TouchPad com o Mac OS X

Posts Relacionados