A Apple continua sentindo o tranco do segmento de publicidade, área na qual ela decidiu se aventurar com a chegada do iAd. Em fevereiro, noticiamos que o custo mínimo de investimento na plataforma havia sido cortado pela metade, e a Maçã continua fazendo ajustes para se adequar ao mercado.
De acordo com a Bloomberg, a Apple não só oferece campanhas do iAd agora por US$500 mil, como já está fechando negócios a US$300 mil em casos de acordos de múltiplas campanhas. Ou seja, do preço original estipulado ela já cortou 70%.
Ainda assim, com essa flexibilidade, muitos anunciantes continuam optando por plataformas concorrentes, como a gigante e consolidada do Google e outras menores, incluindo Millennial Media e Greystripe. É um consenso quase generalizado no mercado de que a iAd é sensacional, mas seu preço parece não estar valendo a pena para muitos.
A Apple afirma que mais de 100 campanhas já foram publicadas na iAd em 7 países, e que mais de 50 empresas já fecharam negócios para os próximos meses. Ainda assim, muitos desenvolvedores de aplicativos relatam taxas de preenchimento de apenas 5-15%, o que acaba prejudicando seus ganhos com o programa de publicidade da Maçã.
Esse mercado como um todo, segundo a EMarketer, deverá gerar US$2,5 bilhões em receita até 2014. Se a Apple quiser uma boa fatia desse montante, ela terá que rever alguns aspectos da sua solução, daqui até lá.