Você pode abrir um anexo de email em seu iPhone sem nem desconfiar de que ele contém um malware capaz de infectar PCs e acabar mandando dito arquivo para seus contatos, quase como uma pessoa pode transmitir uma doença cujos sintomas não manifesta.
![]() |
![]() |
![]() |
Para acabar com esse risco, a Intego lançou na App Store o VirusBarrier [US$3, com assinatura anual de US$2; 20,6MB], que pode verificar anexos de email ou arquivos abertos no Safari sob demanda (ele não funciona 100% em plano de fundo no iOS, obviamente, mas pode finalizar verificações dessa forma) e evitar que você espalhe código malicioso inadvertidamente. Ele é um app universal, com interface otimizada tanto para iPhones/iPods touch quanto para iPads.
Tal estratégia muito usada por empresas especializadas em segurança para conseguir clientes em plataformas que não são alvo comum de malware, como o OS X e o iOS: em vez de inventar ameaças que não existem, elas usam um discurso de “pense em quem está exposto!” É um argumento válido e faz muitas pessoas justificarem a compra de um antivírus para Mac apenas para evitar a contaminação acidental de PCs.