publicação de suas últimas pesquisas, IDC e Gartner liberaram hoje, quase que simultaneamente, novos dados sobre mercado de PCs no mundo e nos Estados Unidos.
Mais pontuais, impossível. Exatos três meses após aNo geral o segmento voltou a crescer, e em ambos a Apple se destacou por uma disparada significativa no mercado estadunidense.
IDC
O mercado global cresceu 2,6% no trimestre — pouco, mas cresceu, ainda mais considerando o momentum de smartphones e tablets. Foram vendidos 84,4 milhões de PCs no período.
A Hewlett-Packard (HP) continua líder, com 18,1%, seguida por Dell (12,9%), Lenovo (12,2% — a que mais cresceu, 22,9%), Acer (10,9% — a que mais caiu, -10,1%) e ASUS (5,3%).
Nos EUA, especificamente, as vendas de computadores caíram 4,2% no geral — mas a Apple foi mais uma vez totalmente contra a maré, tendo suas vendas de Macs bastante beneficiadas pela popularidade dos iGadgets.
A HP também lidera por lá, com 26,3%, seguida por Dell (22,2%), Apple (10,7% — a que mais subiu, 14,7%), Toshiba (9,1%) e Acer (8,5% — que despencou -25,4%).
Gartner
Os números são parecidos: crescimento mundial de 2,3%, chegando a 85,2 milhões de unidades.
Numa escala global a HP lidera, com 17,5%, seguida por Dell (12,5%), Lenovo (12% — a que mais cresceu, 22,5%), Acer (10,9% — que despencou -20,4%), ASUS (5,2%) e Toshiba (5,2%).
Já nos EUA a HP também lidera, com 26,9%, seguida por Dell (22,6%), Apple (10,7% — a que mais cresceu, 8,5%), Toshiba (9,6%) e Acer (9,3% — que despencou -22,6%).
As vendas nos EUA caíram 5,6% no trimestre, de acordo com a pesquisa da Gartner.
· · ·
No geral, portanto, ótimas notícias para Apple e Lenovo; péssimas para Acer e bem mais ou menos para Dell e Toshiba.