O melhor pedaço da Maçã.

Sobre o OS X Lion e novos Macs: aquietem o facho e separem rumores de anúncios oficiais

Definição de rumor no Michaelis

Antes de mais nada, uma aulinha de português:

Publicidade

Definição de rumor no Michaelis

O grifo amarelo é meu.

Quem acompanha o mundo Apple há mais tempo sabe que ele não seria o mesmo se não fossem os rumores. Alguns vazamentos aqui e ali ocorrem por acaso e certamente não chegam bem aos ouvidos de Steve Jobs & Cia., mas é sabido que a própria Apple planta alguns boatos para gerar burburinho e conseguir mídia gratuita. É da natureza da empresa e continuará assim por um bom tempo.

Publicidade

O problema é quando as pessoas não sabem diferenciar rumores de anúncios/promessas oficiais, algo muito comum entre novos usuários na plataforma, que não estão acostumados com isso. Meu amigo Renato Pessanha ainda adicionou um aspecto interessante à coisa:

[blackbirdpie id=”91509958557962241″]

Isso é a mais pura realidade. Quando o rumor interessa a alguém, este logo toma a coisa como verdade — ou, no mínimo, nutre tantas esperanças que depois acaba se decepcionando e achando que foi a Apple quem falhou. A Maçã de fato já atrasou lançamentos e quebrou promessas, mas isso não é lá algo muito comum.

E não é, de novo, o caso do OS X Lion e de novos Macs. O primeiro foi prometido para o julho; até onde eu sei, o mês vai até o dia 31. Já novos Macs — incluindo MacBooks Air, MacBooks brancos, Macs mini e Macs Pro — nunca foram comentados pela Apple e, por enquanto, não têm previsão nenhuma para serem lançados. Tem gente até colocando o iOS 5 no bolo, que está atualmente em fase beta e só deve chegar por volta de setembro.

Publicidade

A essa hora, se o Lion fosse mesmo sair hoje, ele já teria sido liberado. Há uma pequeníssima possibilidade de a Apple soltar o sistema às 10 horas da manhã no horário PDT (de Los Angeles e San Francisco; serão 14 horas por aqui), mas isso é bastante difícil. Meu conselho é aquietarem o facho; já esperamos tanto, que diferença fará mais alguns dias?

Conforme escrevi ontem, minha aposta — que é corroborada por uma informação interna que nós mesmos recebemos — é que o Lion chegará na próxima terça-feira, 19 de julho. Isso corresponde a um *rumor* do final do mês passado, inclusive.

Se querem brincar de rumores, a Computerworld levanta a curiosa possibilidade de amanhã ser o grande dia, visto que as últimas quatro gerações do Mac OS X (Panther, Tiger, Leopard e Snow Leopard) foram liberadas numa sexta-feira. Já o Apple Bitch fala agora sobre o dia 26 de julho (terça-feira), com base em inventários de produtos em redes varejistas como Best Buy e Amazon.com. Isto, é claro, se o Lion de fato chegar junto de novos Macs.

Às vezes os rumores são certeiros, às vezes são totalmente furados e às vezes são parcialmente certos — em termos de datas ou detalhes sobre as novidades. Como há burburinhos sobre todos esses lançamentos pipocando de fontes diferentes, é seguro afirmar que trata-se mesmo de lançamentos que estão saindo do forno. Só é preciso um pouquinho mais de paciência. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft continua chamando tablets de PCs, sem ver o iPad conquistar espaço

Próx. Post

Photovine chega à App Store, mas por ora o serviço é só para convidados

Posts Relacionados